Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Julho de 2016 às 19:28
Por: Janã Pinheiro/Fotos: Tony Ribeiro (Agência F5) - Da Assessoria do TJMT

    Imprimir


Uma parceria entre a Justiça Comunitária, programa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o Juizado Especial Criminal (Jecrim) de Cuiabá e a Comarca de Poconé resultou na doação de 10 cadeiras de rodas, cinco de passeio e cinco de banho, que foram entregues nesta quinta-feira (30 de junho) para o Lar São Vicente de Paula, que existe há mais de 30 anos no município de Poconé (100 km de Cuiabá).

A solenidade de entregue foi realizada no Fórum da Comarca, com a presença do coordenador da Justiça Comunitária, juiz José Antonio Bezerra Filho, juiz do Jecrim, Mário Kono, diretora do Fórum da Comarca de Poconé, juíza Kátia Oliveira, presidente do Lar dos Idosos, Maria Catarina Morais, e os agentes comunitários que atuam no município.

“Hoje é um dia muito especial para nós. Estas cadeiras serão muito úteis, porque temos idosos com dificuldade de locomoção e precisam da cadeira até para tomar banho. As que temos aqui são velhas e a quantidade não é suficiente. Graças a Deus que ainda existem pessoas de bom coração e que ajudam instituições como a nossa, que vive exclusivamente de doações, pois não temos ajuda do poder público”, destaca a presidente do lar, Maria Catarina, dona Mariinha, como é carinhosamente conhecida por todos.

Maria de Arruda Nunes, que reside no Lar dos Idosos, ficou feliz com a doação. “Eu não consigo andar. Para mim a cadeira é fundamental. Sem ela ficaria na cama. Preciso até mesmo para tomar banho. Agradeço aqueles que ajudaram, vai ser útil a todos que moram aqui e que precisam”.

Conforme o enfermeiro Edésio de Souza, que trabalha na instituição há 10 anos, as cadeiras são fundamentais no dia a dia do lar. “Isso facilita muito a locomoção, principalmente dos que têm dificuldade para andar. Serão muito importantes, as de banho então, nem se fala, vamos usar demais”.

Conforme o juiz José Antônio, a doação das cadeiras só foi possível graças ao Jecrim de Cuiabá, que disponibilizou recursos oriundos de penas pecuniárias. “Dr. Mário Kono, assim que falei da possibilidade de adquirir as cadeiras, prontamente ele se colocou à disposição e nos atendeu. Estamos hoje aqui entregando estas cadeiras graças a este trabalho de parceria. Quero agradecer a todos os envolvidos, estamos fazendo a nossa parte. O Judiciário está mostrando uma nova visão, por meio dos trabalhos realizados pela Justiça Comunitária. Quero agradecer ao presidente e à vice-presidente do Tribunal de Justiça, que confiaram a mim a missão de coordenador este belíssimo programa”.

Para o juiz do Jecrim, Mário Kono, fazer ações sociais em prol da comunidade, principalmente dos que mais precisam, também é papel da Justiça. “O dr. Tony nos fez este pedido e encontrou respaldo no Jecrim, porque sabemos da seriedade do trabalho da Justiça Comunitária. As cadeiras foram doadas para uma instituição que precisa, para beneficiar pessoas idosas que têm dificuldade de locomoção. Estamos felizes em poder participar desta parceria”.

A juíza Kátia Oliveira parabenizou toda a equipe da Justiça Comunitária pelo belo trabalho que vem realizando na comarca. “Quero agradecer os juízes José Antônio e Mário Kono pela sensibilidade que tiveram. Estas cadeiras serão muito úteis para o Lar dos Idosos, uma instituição que faz um trabalho importante e que depende exclusivamente de doações”.

Na solenidade a equipe da Justiça Comunitária de Poconé fez a entrega simbólica de um veículo para a Cooperativa de Reciclagem Cooponé. A caminhonete, utilizada para recolher o material reciclado, estava quebrada há dois anos. “Ficamos emocionados com o que fizeram. Foi uma surpresa maravilhosa. Os agentes descobriram que a cooperativa estava prestes a fechar as portas porque não tinha mais condições de coletar o material sem o carro. Fizeram uma ação e mandaram arrumar a caminhonete sem a gente ficar sabendo. Agora vamos ter condições de trabalhar e sustentar nossas famílias. Muito obrigada”, destaca Alair Maria da Silva, secretária da cooperativa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/421127/visualizar/