Governo promete mais 100 UTI
Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que, quanto às internações em UTI, nos próximos 90 dias mais 100 novos leitos de UTI serão credenciados no estado. O Termo de Referência será publicado para chamamento público e credenciamentos dos hospitais interessados. A medida irá contemplar também as regiões menos assistidas com o serviço.
A secretaria confirmou ainda que 26 leitos de UTI na Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis aguardam apenas a definição do município e da unidade para iniciar os serviços. Foi contratualizado com o Hospital e Clinica Femina, em Cuiabá, os leitos e cirurgia cardíaca pediátrica, há também um convênio com o município de Cuiabá/Hospital São Benedito para a realização de cirurgia cardíaca pediátrica e neonatal e leitos de UTI. O mesmo para as especialidades de média e alta complexidade em trauma e ortopedia, neurologia e cardíaca – adulto.
Em todo o Estado, a secretaria aponta que existem 455 UTI adulto sendo 182 do SUS, 167 UTI Neonatal, sendo 72 pertencentes ao SUS, e 59 UTI pediátrica, sendo 24 do Sistema Único de Saúde.
INVESTIGAÇÃO - Um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Estado no dia 13 de junho, pelo promotor Márcio Florestan Berestinas, da cidade de Sinop, pede a investigação do caso de uma criança que morreu à espera de uma vaga em uma Unidade de Tratamento Intensiva.
Segundo o documento, o garoto estava internado no Hospital Regional de Sorriso desde o dia 08 de junho necessitando de uma UTI. A mãe do menino procurou o Ministério Público para conseguir uma vaga e, no dia 11, teve deferida a liminar; no dia seguinte, porém, o menino morreu antes de ser transferido. (AA)
Comentários