Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 05 de Agosto de 2016 às 14:15
Por: Marianna Marimon/RD NEWS

    Imprimir


Junior Silgueiro/Gcom
Cine Teatro reabre como um centro de formação e passa a abrigar a sede da MT Escola de Teatro
Cine Teatro reabre como um centro de formação e passa a abrigar a sede da MT Escola de Teatro

Se você mora em Cuiabá ou já passou por aqui, certamente deve ter alguma lembrança relacionada ao Cine Teatro.

Após um "hiato" de um ano e meio, as portas do prédio de 1940 foram reabertas nesta quarta (3), e mesmo com as novidades sobre o modelo de gestão, a escola de formação com cursos de extensão, uma nostalgia permanecia no ar.

Cada um com sua própria memória do Cine Teatro. Minha amiga também jornalista Sika comenta assim que chegamos: “Nossa, eu me lembro de vir aqui criança para um espetáculo de balé”. Do cidadão mais simples ao governador, todos possuem uma lembrança.

O governador Pedro Taques (PSDB) compartilhou a sua e contou até do Lionel, o fiscal que cuidava para não deixar o “de menor” entrar. “Quando era criança tinha a impressão de que aqui era tão grande”. O pipoqueiro, as barras de gelo que eram usadas em dias de muito calor, pois não tinha sistema de ar-condicionado. A revitalização do prédio resgatou as cores e traços originais art déco, em uma representação de como era quando foi inaugurado há mais de 70 anos.

Com gestão compartilhada com a Associação Cultural Cena Onze, estão abertas as inscrições até o dia 20 para o edital de seleção de propostas para a utilização do Cine Teatro. O secretário estadual de Cultura Leandro Carvalho explica que são duas modalidades: sustentabilidade e fomento.

“A pauta é dividida em duas categorias. A sustentabilidade tem valor mais elevado, onde a instituição parceira busca empresas ou instituições para que o teatro seja alugado para eventos das mais diversas naturezas, para que possa ser gerada receita para manutenção do próprio espaço, e a receita é contratualmente reinvestida no objeto das ações”, disse.

Junior Silgueiro/Gcom

cine-teatro5.jpg

Governador Pedro Taques e secretário relembram da infância com reabertura do Cine Teatro

A outra categoria é a Fomento que é subsidiada pelo Governo e prevê uma diária de R$ 800, que inclui o espaço e a infraestrutura para o espetáculo, como bilheteria, segurança, limpeza, e técnicos. A própria bilheteria pode ser utilizada para pagar o aluguel. Conforme o contrato, 40% da pauta é destinada à categoria fomento, 40% à sustentabilidade, 10% para utilização do Governo e secretaria de Cultura, e 10% para a instituição parceira. “Esta diária de R$ 800 é um valor absolutamente razoável, um dos mais baixos do país, desconheço um teatro no Brasil que cobre este valor”, afirma Leandro.

Além disso, o Cine Teatro também reabre como um centro de formação e passa a abrigar a sede da MT Escola de Teatro. A partir de setembro começam cursos profissionalizantes de duração de 2 anos, com o intuito de formar mão-de-obra, principalmente, dos municípios do interior. Para tal, Leandro prevê um próximo passo como parceria com prefeituras e empresas para trazer à baixo custo os alunos ao curso, que terá horário diferenciado: à noite e fins de semana.

“O Cine Teatro reabre como um centro de formação, escola das artes do palco, atores diretores e técnicos poderão encontrar aqui uma fonte de difusão de conhecimento. Teremos sete cursos de longa duração de dois anos e pequenos cursos voltados para artes do palco, tanto artísticas quanto técnicas como iluminador, cenógrafo, iluminista, que são profissionais atuam nos bastidores, mas são fundamentais para que o espetáculo aconteça”, pontua.

O diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, ressalta que a pauta está praticamente fechada até dezembro. “Uma das nossas responsabilidades é que a pauta seja preenchida por todo o ano, e também assinamos convênio com a SP – Escola de Teatro, curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com duração de dois anos. A sala de cinema também vai voltar a funcionar, e temos sala de leitura, exposição de fotografias, de quadros, para que as pessoas venham para cá e ocupam o espaço que vai abrir de terça à domingo a partir das 9h”.

Galeria de Fotos





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/421763/visualizar/