Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Setembro de 2016 às 08:38
Por: Lisânia Ghisi | Gcom-MT

    Imprimir


Gcom-MT/Maria Anffe

Mais de 1,3 mil estudantes com deficiência participaram de atividades esportivas realizadas nesta terça-feira (20.09), em Cuiabá. O evento, realizado no Sesi Park, faz parte da programação da 2ª Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência, que começou na segunda-feira (19.09) e segue até sábado (24.09). As ações desenvolvidas no parque aquático foram realizadas pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

Com deficiência visual, Miller da Silva Souza, que tem 17 anos, pôde experimentar diversos esportes durante todo o dia. O jovem, que também é lutador de judô, representará Mato Grosso nas Paralímpiadas Escolares – Etapa Nacional –, que serão realizadas no mês de novembro em São Paulo. Ao todo, Mato Grosso contará com 23 jovens disputando medalhas em diversas modalidades esportivas. Em 2015, os participantes do Estado ganharam cinco medalhas, sendo também o artilheiro do goalball mato-grossense.

“A nossa expectativa é trazer varias medalhas para Mato Grosso. Esta semana já treinei e vou começar a fazer academia as terças e quintas-feiras para estar bem preparado para o campeonato. A iniciativa do Governo tem ajudado os atletas com deficiência em suas categorias e está nos dando novas oportunidades”, destacou Miller.

Titular da Seduc, Marco Marrafon participou das ações no início da tarde desta terça-feira e destacou que as políticas públicas devem ter a inclusão como principal diretriz, além de serem eficientes e entregarem resultados. “Pensando nisso, o Governo do Estado teve essa grande iniciativa. Desde o ano passado o governador Pedro Taques vem trabalhando essas políticas públicas com as pessoas com deficiência, realizando a primeira edição do evento. Então estar presente em um evento que traz inclusão, felicidade e, acima de tudo amor para as pessoas, nos enche de alegria”, afirmou Marrafon.

O professor de educação física Sérgio Alves dos Santos coordenou as atividades nesta terça-feira. Ele é especialista em esporte adaptado e atua com pessoas com deficiência há 20 anos. Para ele, ver jovens participando do evento e sendo inseridos em modalidades esportivas é gratificante.

“Ver pessoas como estes jovens me alegra, pois são pessoas que achavam que não existiria possibilidade após uma deficiência. Aqui existe a possibilidade de formarmos um campeão, mas acima de tudo estamos trabalhando com foco em formar um cidadão. Durante a minha carreira, formei mais de 50 atletas, mas mais do que isso, formei pessoas que hoje estão inclusas na sociedade, com um trabalho, com formação universitária e viram que a deficiência não é um limite, mas uma possibilidade”, ressaltou Santos.

Superintendente de Políticas Esportivas Especiais, Mário Marcio Pécora explica que além da programação desenvolvida para a 2ª Semana Estadual de Pessoas com Deficiência, a Adjunta de Esporte e Lazer tem atuado de forma intensiva nos municípios de Mato Grosso para disseminar as práticas desportivas.

Segundo Pécora, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, foi possível trazer técnicos das seleções brasileiras de esportes para pessoas com deficiência para ministrar pequenos cursos aos profissionais de educação física do Estado. Os ensinamentos foram repassados aos educadores das 10 regiões de Mato Grosso. Além disso, como forma de incluir ainda mais os jovens com deficiência, a Secretaria realizou atividades com crianças e adolescentes do interior para divulgar as diversas modalidades esportivas para deficientes.

“Isso fez com que as atividades fossem disseminadas entre eles, familiares e amigos. É uma ação que em longo prazo trará um impacto positivo muito grande para o paradesporto e para o social no nosso Estado. Uma política pública voltada para o esporte e lazer é muito importante, pois é preciso valorizar a pessoa com deficiência. São pessoas que buscam oportunidades para mostrar que são capazes”, ressaltou Pécora.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422364/visualizar/