Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 06 de Janeiro de 2017 às 17:46
Por: Da Assessoria com AMM

    Imprimir


Zerma Fernandes assina termo de posse na chapa de Neurilan Fraga que foi reeleito presidente da AMM.
Zerma Fernandes assina termo de posse na chapa de Neurilan Fraga que foi reeleito presidente da AMM.

O prefeito de Nortelândia Jossimar José Fernandes (PSD), o Zema Fernandes, tomou posse na noite desta quinta-feira (05.01) durante solenidade realizada no Centro de Eventos do Pantanal, como integrante da chapa reeleita sob o comando do ex-prefeito Neurilan Fraga, que foi reconduzido ao cargo para um segundo mandato à frente da associação que representa os municípios do Estado de Mato Grosso.

Zema Fernandes enfatizou a importância da reeleição de Neurilan Fraga, que tem defendido os interesses dos municípios junto ao Governo Federal e Estadual.

“Neurilan tem sido um ferrenho defensor dos interesses dos municípios, e consequentemente da população, contribuindo sobre maneira para o fortalecimento das ações em prol da sociedade, logo, sua reeleição é um reconhecimento de seu trabalho à frente da entidade representativa dos prefeitos de MT” elogiou.

Para o sucessor de Neurilan Fraga em Nortelândia, a AMM hoje, sob o comando de Neurilan Fraga, exerce um papel fundamental na defesa do municipalismo, conferindo uma grande respeitabilidade aos municípios e prefeitos do Estado.

“Ele tem demonstrando um grande interesse pelas causas que assolam as cidades, defendendo de maneira contundente a participação dos Governos Federal e Estadual na resolução dos problemas que vivem os municípios” destacou Zema.

BALANÇO

O balanço das atividades dos últimos dois anos e a apresentação de metas para o próximo biênio foram destaque na solenidade de posse da nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Municípios, na noite desta quinta-feira (5), no Centro de Eventos do Pantanal. A eleição da nova diretoria, realizada na manhã de ontem, contou com a participação de 106 prefeitos, de um total de 141.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, agradeceu a presença dos gestores, que mesmo tendo tomado posse há poucos dias e com tantas atribuições nas prefeituras, se dispuseram a participar do pleito. “Alguns prefeitos viajaram mais de mil quilômetros para votar e fortalecer a nossa Associação, que conquista cada vez mais representatividade e credibilidade”, assinalou.

Neurilan, que foi reconduzido ao cargo por aclamação, ressaltou que os municípios tiveram avanços significativos, como a conquista do Fundo Estadual de Transporte e Habitação – Fethab, repasse do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações – FEX, 2% do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, recursos da repatriação, entre outros. “Esses benefícios só foram possíveis devido ao constante trabalho de mobilização dos prefeitos, através da AMM, que se uniu ao movimento municipalista nacional para cobrar o atendimento da pauta de reivindicação”, assinalou.

Fraga ressaltou que além de atuar politicamente, defendendo as bandeiras municipalistas e liderando lutas em defesa dos municípios, a AMM também presta serviços técnicos em vários setores. No biênio 2015-2016 a prestação de serviços técnicos garantiu economia de R$ 98,9 milhões aos municípios mato-grossenses.

Ele salientou que apesar dos avanços, ainda há muitos desafios, principalmente devido à crise econômica que afeta as finanças municipais desde 2015. Visando garantir mais recursos para os cofres municipais, a AMM vai se articular para garantir a aprovação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei Complementar nº 288/2016, que prevê a alteração da Lei Kandir, que isenta o pagamento do ICMS sobre a exportação de produtos primários e semielaborados. A iniciativa visa, principalmente, a compensação integral aos entes federados das perdas de receita causada pela desoneração das exportações, estabelecida pela lei.

O trabalho desenvolvido pela AMM nos últimos dois anos foi reconhecido por várias autoridades. O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, que representou o governador na solenidade, disse que o presidente Neurilan Fraga representa bem os prefeitos de Mato Grosso. Taques lembrou que quando Fraga ainda acumulava o cargo de prefeito, a reivindicação ao governo do estado já era grande. Ele acredita que agora, com dedicação exclusiva à AMM, a cobrança será ainda maior.

O presidente do Tribunal de Contas, Antonio Joaquim, ressaltou o fortalecimento da parceria com a AMM nos últimos dois anos, quando foram realizadas várias ações em conjunto pelas instituições. A parceria contribuiu para melhorar a gestão municipal por meio de orientação técnica aos prefeitos e atendimento de demandas dos municípios.

O presidente de honra da AMM, Ondanir Bortolini, Nininho, destacou que a reeleição é resultado do trabalho desenvolvido pela instituição nos últimos anos. Nininho destacou algumas conquistas, como os recursos do FEX e da repatriação.

Participaram também da solenidade o senador José Medeiros, o deputado federal José Augusto Curvo, o deputado estadual Oscar Bezerra, o promotor de Justiça, Mauro Benedito Curvo, o superintendente do ministério da Agricultura em Mato Grosso, José de Assis Guaresqui, o coordenador da Controladoria Geral da União, Mauro Kosis, o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, secretários de estado, entre outros.

Nova diretoria - A nova diretoria da Associação é composta por 17 prefeitos de todas as regiões do estado e conta com a participação do deputado Ondanir Bortolini, Nininho (PSD), como presidente de honra. Os prefeitos de Água Boa, Mauro Rosa da Silva (PSD); Juara, Luciane Borba Azóia Bezerra (PSB); Chapada dos Guimarães, Thelma Pimentel Figueiredo (PSDB); Dom Aquino, Josair Geremias Lopes (PSB); e Marcelândia, Arnóbio Vieira de Andrade (PSD), compõem o grupo de vice-presidentes.

Na secretaria estão os gestores de Apiacás, Adalto José Zago (PSDB); Juína, Altir Antônio Peruzzo (PT); e Poconé, Atail Marques do Amaral (PR). Os tesoureiros eleitos são de Santa Cruz do Xingu, Marcos de Sá Fernandes da Silva (PSB); Araguainha, Silvio José de Morais Filho (PSD); e Nova Monte Verde, Beatriz de Fátima S. Lemes (PMDB).

Completam a chapa os prefeitos do conselho fiscal, com: Nova Marilândia, Juvenal Alexandre da Silva (PSDB); Nova Brasilândia, Mauriza Augusta de Oliveira (PMDB); e Arenápolis, José Mauro Figueiredo (PSD). Atuarão como suplentes os prefeitos de Nortelândia, Jossimar José Fernandes (PSD); Nobres, Leocir Hanel (PSDB); e Porto Estrela, Eugênio Pelachim (PSC).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/422869/visualizar/