Consumidor não sabe o que é estar endividado, aponta SPC
De acordo com o estudo, 33% das pessoas se consideram endividadas no momento. Apesar disso, o estudo revela que 77% têm uma concepção equivocada sobre o que significa estar endividado. Para 45% dos entrevistados, uma pessoa com dívidas é aquela que tem contas em atraso. Três em cada dez (31%) disseram que estar endividado é quem está com nome em entidades de proteção ao crédito, e apenas 21% compreendem que uma pessoa endividada é aquela que possui parcelas a vencer ou empréstimos feitos.
Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, é importante que o consumidor entenda, de fato, o significado de estar endividado para conseguir se planejar melhor. “Independentemente de estar com as contas em atraso, a pessoa deve entender que quando uma compra é parcelada ou empréstimo é feito, ela está assumindo uma dívida. Por isso, é necessário um controle rígido para que as dívidas não se acumulem e resultem em um descontrole das finanças”, aconselha.
PORTABILIDADE - Em 2014, o Banco Central regulamentou a portabilidade de crédito ou transferência de dívida. A partir de então, o consumidor pode transferir sua dívida para uma instituição que ofereça melhores condições de pagamento do que a instituição atual, como juros e encargos menores. Entretanto, somente 10% dos entrevistados disseram já ter feito a portabilidade de dívida.
“Apesar de pouco utilizada e conhecida, a portabilidade de crédito é uma opção válida e de grande ajuda para amenizar o pagamento da dívida de quem já se complicou com as finanças. O consumidor pode checar se alguma outra instituição tem melhores condições para transferir a dívida, o que pode significar juros e custos menores”, indica economista-chefe do SPC Brasil.
No entanto, o consumidor que deseja realizar esse tipo de portabilidade deve ficar atento: a transferência não pode estar condicionada à aquisição de outro produto ou serviço da instituição.
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