Seminário internacional discute problemas ambientais do Pantanal em Cuiabá Evento deve apresentar informações sobre os riscos de extinção do bioma e ações para evitá-la. Discussões acontecem na ALMT e inscrições são gratuitas.
Na próxima quarta-feira (10), um seminário internacional em Cuiabá deve discutir os problemas ambientais do Pantanal e apontar oportunidades de desenvolvimento econômico no bioma. O evento será realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento. O debate também deve ser realizado em Mato Grosso do Sul e em Brasília.
O objetivo do evento é o setor do meio ambiente, órgão públicos, instituições, ONGs, associações, pesquisadores e universidade para apresentar informações sobre os riscos de extinção do bioma e ações para evitá-la. O evento é organizado pelo Instituto SOS Pantanal.
Segundo a instituição, o desmatamento é uma das maiores ameaças ao bioma. Entre 2012 e 2014, um monitoramento do SOS Pantanal apontou que a Bacia do Alto Paraguai perdeu 187.511 hectares de áreas naturais, que foram transformadas em pastagens.
O evento propõe uma ampla discussão sobre o turismo, a ocupação econômica, o diálogo de saberes e as possíveis parcerias para proteção do Pantanal. As discussões devem contar com casos parecidos de biomas da Flórida, nos Estados Unidos, e Okavango, em Botswana.
O seminário é norteado pela ‘Carta Caiman’ assinada pelos governadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em 2016. O documento prevê compromissos como rever os plantios de monoculturas no bioma e estabelecer áreas de interesse para o econegócio.
Comentários