Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 08 de Maio de 2017 às 17:02
Por: SEC-MT

    Imprimir


A premiada Tulipa Ruiz é a atração nacional da primeira edição do Vem Pra Arena de 2017 - Foto por: Rodrigo Schmidt
A premiada Tulipa Ruiz é a atração nacional da primeira edição do Vem Pra Arena de 2017 - Foto por: Rodrigo Schmidt

A cultura regional é ainda mais reverenciada no Vem Pra Arena de maio, edição que celebra os 269 anos de Mato Grosso. Shows, intervenções, oficinas e projetos de inclusão social por meio da arte enriquecem a programação. E além de dezenas de atrações regionais, a vencedora do Grammy Latino, Tulipa Ruiz, se apresenta pela primeira vez em Cuiabá, no sábado (13). As festividades se estendem ao domingo (14). O Vem Pra Arena é uma ação do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT).

A programação é dedicada a vários ritmos e manifestações populares. No sábado, o grupo local Raízes do Samba, dá início aos shows às 17h30. Na sequência, os cururueiros do Tradição Cuiabana do Coxipó, encantam o público com uma das manifestações culturais cuiabanas mais expressivas, seguidos do rasqueado de Roberto Lucialdo. Para os amantes do sertanejo, a jovem dupla Vitor e Wagner apresenta suas canções e interpretam músicas do repertório regional, embalados a rasqueado e lambadão.

Depois, é a vez do Grupo Chalana, de Cáceres, com o espetáculo Brasil, Brasileiro, que revela à plateia a pluralidade cultural de nosso Estado por meio de um compilado de danças típicas de várias regiões de Mato Grosso. A apresentação antecede o show de Tulipa Ruiz, marcado para as 22h.

A cantora e compositora paulista surpreende e se reinventa com Dancê. Produzido por Gustavo Ruiz - irmão, guitarrista, parceiro em dez das 11 novas composições e produtor de todos os seus trabalhos - o repertório de Tulipa continua pop e mantém ecos solares, mas está do começo ao fim, feito para dançar. É um álbum para se deixar levar.

A sonoridade está ainda mais encorpada, em faixas com forte presença de metais e sopros, com arranjos de Marcio Arantes e Jacques Mathias. Mas também tem canção para dançar a dois, colado. É uma pista particular para todas as cabeças e gerações. Dancê recebeu em 2015 um Grammy Latino, na categoria “melhor álbum pop contemporâneo” e foi considerado pela Apple Music como o “melhor álbum rock pop de língua portuguesa”.

Ainda no sábado, rola mais programação em outros espaços do Vem Pra Arena, como o “Mundo Criativo” - com food trucks e tendas dedicadas à economia criativa - e Palco Praça com programações que ocorrem simultaneamente ao palco principal. Às 17h, tem atividade física com zumba. Depois, tem Karaokê Show pra o público soltar a voz. Às 19h30 haverá show com o cantor e compositor Caio Mattoso, seguido pela Folia de Reis de Cáceres que realiza intervenção no solo em frente ao palco. Por fim, tem rock com a banda Rhox.

Várias outras ações serão desenvolvidas em outros espaços, como a oficina e apresentação de teatro com Carlão dos Bonecos, que começa às 17h. Neste mesmo horário será ofertada oficina de brinquedos reciclados ministrada por equipe do Sesc, em parceria com a Superintendência da Economia Criativa. Índios da aldeia pareci Wazare, de Campo Novo do Parecis participam da grande festa em manifestação cultural. O Vem pra Arena será também ponto de encontro de capoeiristas da Capoeira Vip e de cosplayers de Cuiabá e Várzea Grande. Nos dois dias haverá ainda, exposição de Humberto Espíndola.

Domingo

No domingo, as atividades ocorrem no Mundo Criativo e no Palco Praça. Às 17h tem aula de Zumba, seguido do Karaokê Show. Já às 20 horas sobe ao palco, a cantora de pop rock, Allane Carvalho, de Sinop. Pra finalizar, às 21h, Guapo apresenta repertório à base de chamamés e rasqueados.

Domingo também é dia de Cine Arena, com curadoria de Luiz Marchetti e co-curadoria de Caio Augusto Ribeiro, a partir das 18h30. O Vem pra Arena vai reunir ainda, colecionadores de LPs, que integram a Feira do Vinil, o projeto Inclusão Literária, de Clóvis Matos.

Confira a programação:

Sábado 13/05

Palco Principal

17h30 – Raízes do Samba

18h30 – Cururu Tradição Cuiabana

19h – Roberto Lucialdo

20h – Victor e Wagner

21h – Grupo Chalana

22h – Tulipa Ruiz

Intervenções

A partir das 17h

Oficina e apresentação teatral com Carlão dos Bonecos

Oficina de brinquedos reciclados com o Sesc MT

Índios da etnia pareci, da Aldeia Wazare, Campo Novo do Parecis

Capoeira Vip

Encontro de Cosplay

Exposição de Humberto Espíndola: Desenhos e Projetos

Palco Praça

17h – Zumba

18h - KaraoKê Show pra o público soltar a voz

19h30 - Caio Mattoso

20h30 – Folia de Reis de Cáceres

21h – Rhox

Domingo 14/05

Palco Praça

17h – Zumba

19h – Karaokê Show

20h – Allane Carvalho

21h – Guapo e Banda

Intervenções

A partir das 17h – Oficina de Brinquedo do Sesc, Feira do Vinil e Projeto Inclusão Literária

A partir das 18h30 – Cine Arena





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424314/visualizar/