Academia Interamericana homenageia mato-grossense com criação de prêmio
O mato-grossense Ricardo Iglesias será imortalizado com a criação de prêmio que leva seu nome instituído pela Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais (AIOPE). A criação do prêmio foi informada a família em outubro de 2016, durante a reunião da Academia, da qual a irmã de Ricardo a dentista, Norma Cristina Iglesias Araújo é membro que ocorreu na cidade de Mendonza, na Argentina.
A apresentação oficial do troféu será realizada no dia 26 de maio, às 19h30, no Auditório do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO/MT), sito à Rua 5, Quadra 12, Lote 7, Setor A – Centro Político e Administrativo, em Cuiabá.
O cuiabano que recebe a homenagem da AIOPE completa 55 anos neste mês, e foi diagnosticado aos 16 meses de vida com Síndrome de Down. A descoberta incentivou os pais, Domingos Iglesias (Dr Iglesias, como era amplamente conhecido por seu trabalho junto a Defesa Civil do Estado) e dna Norma Ruth Boehler Iglesias a promover melhorias significativas visando não só a melhoria das condições de vida à Ricardo, mas apoiando aos deficientes de todo Estado.
Por meio da luta de Dr. Domingos e de toda família foi fundada a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na capital mato-grossense, incentivou a implantação do Movimento Fé e Luz para evangelização Católica para deficientes mentais, assim como a inclusão de alunos especiais nas escolas públicas e nos movimentos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
“A vida do Ricardo se funde com a história da luta em prol dos deficientes em nosso estado travada por nossa família, e que auxiliou outras também”, explica a dentista Norma Iglesias Araújo, especialista em pacientes especiais que trabalhou no projeto de criação e implantação do Centro de Assistência Odontológica a Pacientes Especiais (CAOPE) em 1988 e que posteriormente veio se tornar o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE).
Para marcar o evento que o Instituto Iglesias promove a atualização em Odontologia para Pacientes Especiais. A capacitação ocorre no período vespertino, das 14h às 18:30h, tendo investimento simbólico de R$ 50,00 para profissionais e R$ 25,00 para estudante de odontologia. Acesse ficha de inscrição clicando no link http://coletum.com/pt_BR/account/1290/form/1638/answer/new
Todo valor arrecadado será destinado a APAE de Cuiabá que completa 50 anos de história.
“Queremos celebrar a data de forma especial, pois a vida dele [Ricardo] e toda sua existência incentivou, e ainda incentiva estudos para aprimoramento de técnicas científicas na área da educação e saúde, fazendo com que ocorra qualidade de vida e saúde, promovendo a inclusão social e o efetivo exercício da cidadania”, explica a dentista dra Adriane Iglesias, sobrinha de Ricardo.
O evento é organizado pelo Instituto Iglesias, em parceria com a AIOPE e a Associação Mato-grossense de Odontologia para Pacientes Especiais (AMOPE).
CAPACITAÇÃO
A capacitação é voltada para toda equipe odontológica, agregando conhecimento aos odontólogos, técnicos, auxiliares e secretárias, como explica a dra. Norma Iglesias.
O tema da palestra interativa é “Imersão em Odontologia para Pacientes Especais” que conta com a participação da Prof.ª Dra. Viviane Pereira e o Prof. Dr. Roberto Elias, ambos do Rio de Janeiro e da Dra. Norma Cristina Boehler Iglesias Araújo de Mato Grosso. A coordenação da mesa fica com a Prof.ª Dra. Diurianne Caroline Campos França.
Na programação está prevista ainda apresentação cultural dos Alunos da APAE Cuiabá.
A solenidade continua com a apresentação do troféu alusivo ao Premio Ricardo Iglesias, previsto para ter início às 19h30min.
PRÊMIO
O arquiteto Moacyr Freitas foi o escolhido para criar o troféu do Prêmio Ricardo Iglesias, instituído pela AIOPE e que será destinado aos profissionais e pessoas que se destacaram, tanto no passado quanto presente, ao exercício do ensino, pesquisa e dedicação na área de Odontologia para pacientes especiais.
A indicação dos nomes será realizada pelos Acadêmicos, informado previamente ao presidente da AIOPE. O nome passa por análise em reunião ordinária ou extraordinária, por meio de avaliação de currículo que necessita da aprovação da maioria dos Acadêmicos. O premio deverá ser entregue em sessão solene ou evento com a participação da Academia.
Pensando na vida de Ricardo o arquiteto imortalizou a estatueta que simbolicamente indica a evolução da forma, indicando um nascimento, desenvolvimento que se retrai, a reação com esforço e a retomada do desenvolvimento.
Comentários