Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 24 de Maio de 2017 às 09:34
Por: Jaqueline Siqueira – Ascom Instituto Iglesias

    Imprimir


Com objetivo de aprimoramento teórico-prático aos profissionais que atuam no atendimento a pacientes com necessidades especiais será realizada no dia 26 de maio a palestra interativa com o tema “Imersão em Odontologia para Pacientes Especiais”. A capacitação ocorre no período vespertino, das 14 às 18h30min no Auditório do Conselho Regional de Odontologia, em Cuiabá/MT.

O evento é voltado para odontólogos, técnicos e auxiliares enfocando a familiarização da equipe como um todo com as doenças neuro-psicomotoras, sistêmicas-crônicas, seus manejos e adequação psicológico ao tratamento odontológico.

As inscrições são online, e as vagas limitadas. O investimento na capacitação é solidário, com valor simbólico de R$ 25,00 para estudantes e R$50,00 para profissionais, e todo valor arrecadado será doado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cuiabá que comemora 50 anos. (LINK PARA INSCRIÇÃO - http://coletum.com/pt_BR/account/1290/form/1638/answer/new)

O aprimoramento é uma parceria entre o Instituto Iglesias, Academia Interamericana de Odontologia Para Pacientes Especiais (AIOPE) e Associação Mato-grossense de Odontologia para Pacientes Especiais (AMOPE) e integra a programação em comemoração a apresentação do Prêmio Ricardo Iglesias.

O prêmio que imortaliza o cuiabano que completa 55 anos neste mês é concedido pela Academia Interamericana em reconhecimento pela sensibilização em diversos acontecimentos de grande relevância na odontologia, contribuindo de forma social e científica em pesquisas e incentivando o aprimoramento.

HISTÓRICO

Filho de Domingos Iglesias Valeriano, o Dr Iglesias que atuou na Defesa Civil, e de dna Norma Ruth Boehler Iglesias, Ricardinho, como é chamado, incentivou o movimento em prol da criança com deficiência.

A família se mobilizou conseguindo a implantação da APAE na capital mato-grossense e completa 50 anos de história. Outro projeto que ainda é realidade em Cuiabá é o atendimento odontológico para pacientes especiais que teve início em 1988 com Centro de Assistência Odontológica a Pacientes Especiais que foi idealizado elaborado e acompanhado pela odontóloga, Norma Cristina Boerl Iglesias Araujo, irmã de Ricardo. O projeto da dentista continua em funcionamento pela Secretaria de Estado de Saúde e atualmente recebe a denominação de Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE).

A participação de Ricardinho, como é carinhosamente chamado, nos eventos científicos é contínuo e já dura 25 anos, ele acompanha sua irmã e sobrinha, Adriane Iglesias Araujo ambas dentistas em eventos nacionais e internacionais que debatem a Odontologia para Pacientes Especiais.

A homenagem com a criação do prêmio “Ricardo Iglesias” ocorreu em um destes eventos realizados em Mendoza, na Argentina.

“Com muita emoção recebemos no dia 07 de outubro de 2016 a informação da homenagem a Ricardo que é o reconhecimento por sua vida e toda sua existência que incentivou, e continua incentivando estudos para o aprimoramento de técnicas científicas na área da saúde e educação”, afirmou Adriane.

A família recebeu a notícia com muita alegria como afirma Dra Norma Cristina e decidiu preparar um evento com momento científico com palestra e debate, e também um evento alusivo ao prêmio, onde será apresentado o troféu criado pelo arquiteto Moacyr de Freitas.

“A vida do Ricardo se funde com a história da luta em prol dos deficientes em nosso estado travada por nossa família, e que auxiliou outras também”, explica a dentista Norma Iglesias Araújo, irmã de Ricardo que é especialista em pacientes especiais e membro da Academia Interamericana de Odontologia Para Pacientes Especiais (AIOPE).

PRÊMIO

O arquiteto Moacyr Freitas foi o escolhido para criar o troféu do Prêmio Ricardo Iglesias, instituído pela AIOPE e que será destinado aos profissionais e pessoas que se destacaram, tanto no passado quanto presente, ao exercício do ensino, pesquisa e dedicação na área de Odontologia para pacientes especiais.

A indicação dos nomes será realizada pelos Acadêmicos, informado previamente ao presidente da AIOPE. O nome passa por análise em reunião ordinária ou extraordinária, por meio de avaliação de currículo que necessita da aprovação da maioria dos Acadêmicos. O premio deverá ser entregue em sessão solene ou evento com a participação da Academia.

Pensando na vida de Ricardo o arquiteto imortalizou a estatueta que simbolicamente indica a evolução da forma, indicando um nascimento, desenvolvimento que se retrai, a reação com esforço e a retomada do desenvolvimento.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424606/visualizar/