Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Junho de 2017 às 13:46
Por: Repórter News

    Imprimir


O prefeito municipal de Nortelândia Zema Fernandes recebeu nesta quinta-feira (29.06) um grupo de pequenos e médios produtores rurais do município de Diamantino, liderados pelo vice-prefeito Claudimar Barbacovi, o Gaúcho, que visitaram as instalações do mini laticínio em Nortelândia.

O grupo esteve conhecendo in loco a estrutura montada no distrito industrial da cidade, e deve avaliar a possibilidade de assumir e tocar o empreendimento construído na gestão do então prefeito Neurilan Fraga, que conta com áreas para vestiário, produção e administração, ao custo de mais de 471 mil reais, através de um convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SEDRAF) do Governo de Mato Grosso.

O prefeito municipal Zema Fernandes, destacou a importância da obra para a economia local e regional, porém tem encontrado dificuldades de colocá-la em funcionamento, e que a possibilidade de uma parceria surge como uma alternativa que impulsionará a bacia leiteira, assegurando inclusive melhor rentabilidade aos produtores.

“Se houver interesse deste grupo de Diamantino, iremos estudar a legalidade da parceria. O funcionamento do mini laticínio irá agregar mais valor na produção de leite, com maior rentabilidade aos produtores” salientou Fernandes.

Para ele, o mini laticínio representa um grande avanço para a agricultura familiar e um incentivo a mais para a pecuária leiteira em Nortelândia e região, numa atividade que hoje aponta grande crescimento no meio rural.

“A bacia leiteira cresce a cada ano, e se fortaleceu principalmente com a criação dos assentamentos, creio que a viabilidade desse empreendimento será fundamental para garantir aos produtores rurais maior rentabilidade” destacou o prefeito.

O Chefe do Poder Executivo Municipal informou que a produção de leite no município gira em torno de aproximadamente 60 mil litros/mês de leite in natura, e o mini laticínio deverá provocar um aumento na produção, e transformar a rentabilidade da atividade para os que desejarem integrar o projeto.

“A pecuária leiteira em Nortelândia tem um grande potencial graças ao melhoramento genético do rebanho e a grande oferta de alimentos”, observou o prefeito da cidade.

O vice-prefeito de Diamantino Claudimar Barbacovi, disse que a estrutura encontrada é excelente e que vai discutir com produtores e cooperativa de seu município para definirem a possibilidade de encampar o projeto e iniciar a produção de derivados de leite.

Nortelândia possui três assentamentos rurais, que atendem pouco mais de 300 famílias, além de outras centenas de propriedades particulares, diante da potencialidade a administração municipal vem desencadeando ações que visam fortalecer o setor agrícola, já com algumas conquistas diante de parcerias com as associações de produtores rurais.

O município possui várias patrulhas mecanizadas que foram entregues aos assentamentos, que passaram a administrar o seu funcionamento, como ferramenta indutora do desenvolvimento rural.

Outras ações estão sendo planejadas, com o objetivo principal de mudar o perfil econômico da cidade, gerando emprego e renda as centenas de famílias da agricultura familiar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/425202/visualizar/