Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 08 de Fevereiro de 2018 às 18:45
Por: Assessoria TCE

    Imprimir


Começam a valer em 2018 as novas regras de distribuição das unidades gestoras para as seis relatorias do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Com algumas exceções, as unidades gestoras passam a ser fiscalizadas por um mesmo relator durante quatro anos (quadriênio). Embora aprovada pelo Pleno do TCE-MT em setembro de 2016, a Resolução Normativa nº 31/2016 passou a vigorar a partir deste ano em razão da análise das contas dos municípios, órgãos públicos estaduais e autarquias, referentes a 2017, iniciar agora. O objetivo do Tribunal de Contas é permitir que a equipe técnica obtenha mais conhecimento sobre a unidade gestora sob sua responsabilidade e proporcione soluções para a melhoria dos serviços públicos prestados.

As unidades gestoras que terão o mesmo relator por quatro anos são os órgãos da administração direta e indireta estadual, Poderes Executivos e órgãos da administração direta dos municípios. Elas foram agrupadas em seis listas, que serão distribuídas a cada quatro anos para conselheiros e conselheiros substitutos. Nesse período, eles terão condições de atuar mais pontualmente, tanto para coibir e proibir irregularidades, fraudes e desvios, quanto para atuar nas questões de falhas que impactam nos serviços prestados à população.

Para o período de 2017 a 2020, as seis listas (numeradas de 1 a 6) estão no anexo da Resolução Normativa nº 31/2016 e foram distribuídas aos conselheiros conforme a ordem decrescente de antiguidade. No entanto, em razão do afastamento dos conselheiros titulares por decisão do STF, foi publicada no dia 15 de setembro de 2017 a Portaria nº 133/2017, que define os conselheiros interinos para cada uma das seis relatorias. Em seguida, no dia 21 de setembro, o TCE publicou seis portarias (124 a 129/2017 – DOC nº 1199), designando os conselheiros substitutos para desempenhar as funções de conselheiros interinos nas relatorias.

Lista 1 – Conselheira interina Jaqueline Jacobsen Marques
Lista 2 - Conselheiro interino Moises Maciel
Lista 3 - Conselheiro interino João Batista Camargo
Lista 4 - Conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha
Lista 5 - Conselheiro interino Luiz Henrique Lima
Lista 6 - Conselheiro interino Luiz Carlos Pereira

No entanto, a nova regra do quadriênio não é válida para as contas de governo do chefe do Poder Executivo Estadual, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública do Estado. Sendo assim, as contas de governo do exercício de 2017, do Governo do Estado, serão relatadas pelo conselheiro interino João Batista Camargo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/427466/visualizar/