APLIC
AMM promove reunião entre municípios e TCE para discutir utilização do Aplic
Em atendimento a uma demanda da maioria dos municípios do estado, a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM agendou uma reunião entre técnicos das prefeituras, prestadoras de serviço e Tribunal de Contas do Estado (TCE) para tratar das dificuldades no envio de dados para o sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic). O encontro acontecerá na próxima terça-feira (20), às 14h30, na sede do tribunal.
O Aplic é um sistema informatizado para que os jurisdicionados transmitam, via internet, a prestação de contas ao TCE/MT. Foi desenvolvido como um modelo de auditoria pública informatizada de contas para ampliar o trabalho de controle externo, implantado em 2003.
Conforme explicou o presidente da AMM, Neurilan Fraga, o objetivo da entidade é que as prefeituras consigam superar os entraves de utilização do sistema e consigam enviar os dados dentro do prazo. “Observamos que existem muitas dificuldades das prestadoras, dos contadores, o que acaba atrasando o envio de informações para o sistema”, ressaltou.
Fraga também lembrou que sem o fechamento das contas e envio das informações, a prefeitura fica impedida de retirar certidões negativas, necessárias para a celebração de convênios e recebimento de emendas parlamentares.
A coordenadora de Relações Institucionais da associação, Lieda Rezende Brito, informou que no período matutino será realizada uma pré-reunião, no auditório da AMM, para discutir os assuntos técnicos e nivelar as dúvidas que serão levadas para a reunião com o TCE.
Comentários