36º Enafit oferecerá palestra sobre reforma trabalhista ao público externo O objetivo é atrair representantes de sindicatos laborais das mais diversas categorias para o tema que ainda levanta muitas dúvidas
A programação do 36º Encontro Nacional de Auditores-Fiscais do Trabalho, que acontece de 18 a 23 de novembro em Cuiabá, inclui um curso aberto ao público externo e que tem como tema “Estratégias de negociação coletiva e a reforma trabalhista”. O curso ocorrerá no dia 22 de novembro, das 8h às 12h30, no Centro de Eventos do Pantanal.
A proposta é atrair representantes de sindicatos laborais das mais diversas categorias para a questão da reforma trabalhista que ainda levanta muitas dúvidas. Para ministrar as palestras, foram convidadas as Auditoras-Fiscais do Trabalho Paula Maria do Nascimento Mazullo e Márcia de Sousa Ribeiro
Paula Mazullo é bacharela em direito, especialista em negociação coletiva de trabalho (UFRGS), especialista em direitos humanos (UFPI), mestra em sociologia na Justiça Federal (UFPI) e doutoranda em políticas públicas.
Márcia de Sousa Ribeiro é Auditora-Fiscal do Trabalho, formada em Direito pela FUFPi, coordenou um dos Grupos de Combate ao Trabalho Escravo por 8 anos.
Os temas a serem abordados pelos palestrantes são “Avaliações de inconstitucionalidades”, “Mesas de negociação”, “Direitos alterados pela lei 13.467/17”, “Poder processual e legitimidade dos sindicatos”, e “Direito de greve”.
As inscrições para o curso, que têm o valor simbólico de R$ 20,00, podem ser feitas na página do 36º Enafit www.enafit.com.br. As vagas são limitadas.
Enafit
O 36º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho tem como tema “Auditor-Fiscal do Trabalho: Autoridade Trabalhista a serviço da sociedade”.
A programação começa no dia 19, às 8h, com palestra de Leandro Karnal sobre o tema “No Brasil de hoje: a importância do trabalho para o indivíduo e para a sociedade”. Karnal é historiador, professor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, especializado em História da América.
As atividades seguem com destaque para as implicações do eSocial na Auditoria-Fiscal do Trabalho e para a reforma trabalhista, que completa um ano de vigência, além das questões do trabalho escravo e infantil e a segurança e saúde no trabalho.
O 36º Enafit abrirá espaço para a Diretoria do SINAIT apresentar um balanço das atividades sindicais e políticas da entidade.
Ainda traz em sua programação a 10ª Jornada Ibero-americana de Inspeção do Trabalho, organizada pela Confederação Ibero-americana de Inspetores do Trabalho – CIIT, parceira do SINAIT e da Delegacia Sindical do Mato Grosso – DS/MT.
Neste ano, a programação traz como novidade a 1ª Corrida Nacional contra a Escravidão, marcada para o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Detalhes no site do Enafit.
Comentários