Programa terá como finalidades a execução do policiamento ostensivo e preventivo e a preservação da ordem pública
Vereadores sugerem programa específico para Sinop
Uma parceria entre os Governos do Estado e Municipal, por meio das Polícias Civil e Militar (PM) e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de promover a integração das ações dessas instituições com a Guarda Municipal de Sinop. Este é o objetivo dos vereadores de Sinop, ao indicarem ao Poder Executivo, a instituição do Programa Sinop Segurança Máxima.
Conforme anteprojeto aprovado em sessão ordinária, o programa terá como finalidades a execução do policiamento ostensivo e preventivo, a preservação da ordem pública, a redução dos índices de violência e criminalidade e a garantia dos direitos humanos fundamentais, por meio de 13 ações específicas.
Sendo essas, por exemplo, táticas em comando de trânsito, rondas de patrulhamento de áreas críticas, transporte de valores e dignitários; aumento da sensação de segurança a todos que vivem ou transitam por Sinop; redução da incidência de furtos e roubos a estabelecimentos comerciais, postos de combustíveis, agências lotéricas, escolas, dentre outros; programação do pelotão de resposta rápida; auxílio nas situações que exijam a atuação da Defesa Civil; fiscalização e orientação do trânsito em Sinop; programação das novas estratégias investigativas com a finalidade de coibir atos criminosos potenciais ou em andamento, além de dar resposta rápida à sociedade dos crimes ocorridos; operacionalização das ações de resposta e intervenção tática com motocicletas; atendimento à população em situações de emergência; operações táticas para o recobrimento nas situações emergentes no campo da segurança pública; prevenção e controle das manifestações da criminalidade e da violência, efetivas ou potenciais; implementação das demais atividades e atribuições necessárias afim de garantir a segurança dos cidadãos no município; e desenvolvimento de ações e operações de combate as drogas.
“Atualmente, Sinop destaca–se pelo alto índice de roubos, onda de assassinatos, assaltos a bancos e residências, e o mais alarmante: vem sendo na região Norte do Estado, o centro de distribuição de drogas. Os pontos de distribuição variam desde bairros até escolas, além dos ‘atravessadores’ que circulam pela cidade fazendo a entrega de drogas. Para que esse quadro seja revertido, são necessárias ações dos órgãos responsáveis pela segurança do Estado e Município. Por meio do Programa Sinop Segurança Máxima a população poderá sentir que está sendo protegida com a prática e a realização efetiva”, afirmam os parlamentares.
Os vereadores de Sinop, também fizeram outras indicações relacionadas a área da segurança pública do município. Ao secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, ao comandante Regional Norte da PM de Sinop, Nerci Adriano Denardi, e ao Poder Executivo Municipal, os vereadores indicaram a necessidade de firmar parceria para a instalação e manutenção de um posto policial no bairro Alto da Glória e outro próximo ao campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Também indicaram à Prefeitura, a necessidade de viabilizar uma área de aproximadamente cinco mil metros quadrados, para ser doada ao 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sinop, para construção da nova sede da corporação.
Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.
Comentários