Lojistas de moda se voltam para as vendas pela internet
Em uma época onde muitas pessoas lidam com informação full time, sempre conectados ao mundo online, principalmente nas redes sociais, via smartphones ou tablets, é possível que alguns consumidores conheçam melhor os produtos do que os próprios vendedores.
Atentos a essa nova realidade dos lojistas brasileiros, o primeiro dia do Showroom VestesBR trouxe a atenção dos mato-grossenses para os “neoconsumidores”. “É preciso estar preparado para atender este público e para obter sucesso é importante aprimorar o modo de vender, por exemplo, a argumentação. A venda forçada não funciona mais”, explicou a consultora da VestesBR, Débora Schwarz, durante a palestra Consumidor de Moda na Era Digital, promovida pela plataforma de negócios online, ontem (20.08), no Hotel Holiday Inn Express.
Esta é a primeira vez que o shopping virtual atacadista VestesBR – que comercializa na web marcas de diversos estados – realiza o evento em Cuiabá. Além de palestras, são apresentados os lançamentos de mais de 20 grifes a partir de um showroom itinerante do site. O encontro busca facilitar a realização de negócios entre varejistas da região e confecções de todo o Brasil, explicou a sócio-fundadora e diretora comercial da VestesBR, Vanessa Wander.
“A moda passou do 26º para o terceiro lugar no ranking de vendas pela internet em todo o País”, justifica Débora. No Brasil quase 24 milhões de pessoas acessam diariamente a internet, “e a mídia gratuita das redes sociais, como o Facebook e o Orkut, é uma das formas de captar os consumidores da internet sem necessariamente ter uma página de e-commerce”, pontuou a consultora.
Este movimento não significa que os espaços físicos têm data de validade, mas que as compras online têm crescido e os lojistas de rua têm um desafio diferente e muito maior para atrair e conquistar clientes. Segundo ela, ter boa observação e estar atenta aos detalhes é fundamental. “As novelas continuam sendo as grandes lançadoras de tendências e, os sites de compras coletivas, uma boa opção para fortalecer a marca, mesmo que os produtos sejam vendidos por valores bem abaixo. Vale a pena vender por volume e consolidar a marca”.
De acordo com Vanessa Wander, a VestesBR é uma boa alternativa para lojistas com negócios de pequeno porte. “Com o uso do computador, o usuário não precisa se locomover para comprar roupas, o que corta os seus gastos”, afirmou. A diretora comercial enfatiza que a empresa oferece todo o suporte necessário para que a venda se desenvolva sem problemas e para que o lojista possa cortar gastos e investir na loja. “Os fretes são grátis, temos parceiros que realizam funções como análises de crédito, risco e fraude dos envolvidos nas transações”, explicou.
Facilidades para a Indústria e para o Lojista
A possibilidade de um canal exclusivo de vendas é só uma das vantagens prometidas para as marcas de moda. Com a VestesBR, elas têm participações institucionais em feiras e eventos, além da produção de fotos e vídeos da marca, criando um catálogo virtual dos produtos. Já os lojistas têm acesso para conhecer tendências e comprar produtos das principais marcas para montar o estoque da loja.
“Hoje, disponibilizamos um portal completo para a indústria se relacionar com os varejistas. Cada marca tem sua própria home page, com dados, históricos e catálogo da coleção atual - produzido pelo núcleo de moda que o portal disponibiliza, com fotógrafos, consultores e produtores”, explicou Vanessa Wander.
Outro ponto da VestesBR é a solução de pagamento que a plataforma oferece. Por um lado, os fabricantes têm acesso exclusivo a um portal administrativo na VestesBR, onde é possível a realização de diversas atividades, tais como: aceitar e negar pedidos, solicitar análise de crédito, obter diversos relatórios sobre vendas/clientes/liquidez/pedidos e produtos. Por outro, os lojistas podem optar por formas de pagamento diversificadas para suas compras.
Para este primeiro Showroom em Cuiabá a empresa espera um faturamento entre R$ 1 milhão durantes os dois dias de evento e um mês após. “Acreditamos em um crescimento gradativo de usuários dentro da plataforma. Tanto que a nossa expectativa é ter 250 marcas e 20 mil lojistas cadastrados ao final de 2013”, pontuou Vanessa.
A VestesBR também realiza durante o evento um mapeamento das lojas multimarcas de Cuiabá e das cidades vizinhas. O intuito é fazer um estudo do comércio varejista de moda de aproximadamente 50 cidades.
O Showroom VestesBR se estende até às 20h desta terça-feira (21.08), no Hotel Holiday Inn Express.
SERVIÇO:
O quê: Showroom Cuiabá
Local: Hotel Holiday Inn Express, Avenida Miguel Sutil, nº 2050, Jardim Leblon – Cuiabá (MT)
Data/Horário: 21 de agosto das 9h às 20h
Programação:
21/08 – 10h – Como montar sua loja virtual, com Débora Schwar
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