Base de maconha
Por decisão judicial, Estado fornece canabidiol a 4 pacientes
Ainda é longo o caminho a ser percorrido por quem precisa de medicamento à base de canabidiol em Mato Grosso. Sem dinheiro para comprar o medicamento, importado na maioria das vezes, a família precisa ingressar na Justiça para ter direito ao medicamento de graça fornecido pelo governo de Mato Grosso. Por meio da farmácia de alto custo, o Estado fornece atualmente remédio à base de maconha a 4 pessoas no estado.
Enquanto a produção no Brasil ainda é limitada, o Estado paga, em dólar pelo produto e ainda precisa arcar com os custos de frete da mercadoria. Para se ter uma ideia do valor, no mês passado a Secretaria de Estado de Saúde estimou gastar em cada frasco do Charlotter Web Hemp Extract Sabor Menta e Chocolate U$ 250 (cerca de R$ 1.020,00) .
Agência Brasil - EBC
Para que não haja falta do produto, o Estado acaba comprando para um ano inteiro e uma dispensa de licitação precisou ser feita no valor de R$ 18,2 mil.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou que aumento de 47% nos pedidos de importação do medicamento. São mais de 5,3 mil pedidos feitos à agência desde o início do ano. No Brasil, a Avisa liberou em agosto uma consulta pública sobre a possibilidade de produção de maconha para uso científico e medicinal no Brasil.
No Congresso Nacional e na sociedade brasileira o uso da maconha ainda divide opiniões, mas se for liberado o uso da planta no Brasil poderá ser produzido remédios para glaucoma, ansiedade, esclerose múltipla, esquizofrenia entre outras doenças.
Nesta semana, a Anvisa facilitou a forma de pedir o medicamento. Porém, o processo segue como mesmo rigor de antes: é preciso preencher um formulário, ter receita médica e só após a autorização é permitido importar o medicamento.
Os passos são os seguintes:
1- Acesse o portal gov.br
2 - Na barra de buscas, digite 'canabidiol'
3 - Clique no resultado de busca: "Solicitar autorização para importação excepcional de produtos à base de Canabidiol"
4 - Acesse o botão 'Solicitar', que está no canto superior direito da página
5 - Agora, é só preencher o formulário.
6 - Após finalizar o preenchimento, clique em 'Gravar"
No Brasil, a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), sediada em João Pessoa, é a única liberada a produzir o remédio. Ela conta com uma decisão provisória há dois anos e já atendeu cerca de 1000 pessoas, todas com decisão da Justiça.
Comentários