Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 16 de Novembro de 2013 às 10:01

    Imprimir


Duas importantes reuniões que aconteceram nos municípios de Santo Afonso e Nova Marilândia na última quinta-feira (11.11) selaram o projeto de expansão da BRF na região Médio-Norte, visando aumentar a criação e o consequente abate de frangos na unidade União Avícola, em Nova Marilândia.


 
Em Santo Afonso, a reunião ocorreu na Câmara Municipal, com a presença do suplente de senador, empresário Cidinho Santos, do prefeito municipal Venceslau Botelho de Campos (Gordo Salim), vice-prefeito Ziquinha, presidente da Câmara, vereadores, secretários municipais, gerente do Banco do Brasil de Arenápolis e produtores interessados na parceria com a empresa na construção de núcleos de aviários.


Venceslau Botelho de Campos abriu o encontro, lembrando que há algum tempo trabalhava para que a BRF instalasse aviários no seu município, com o objetivo de aumentar a renda e diversificar a economia de Santo Afonso.


 
“Estou muito contente com os investimentos que serão feitos e com os produtores que se dispuseram entrar no negócio, e eu só tenho a agradecer o Cidinho que trouxe a empresa para investir nesta cidade” disse o prefeito.


 
O Gerente de Expansão, Engenheiro Agronômo Marcos Rottava, explicou aos interessados como se dará o modelo de parceria e deu detalhes sobre o projeto de construção de novos aviários nesta região, que serão dotados do que há de mais moderno na avicultura mundial, em termos de tecnologia.


 
Rottava informou que está autorizada a construção de 35 núcleos com 4 aviários cada, investimentos que chegam aviários cada, investimentos que chegam a  R$ 115 milhões de reais. O volume de recursos serão aplicados na construção dos núcleos e aquisição dos modernos equipamentos que serão utilizados na criação de frangos para abate na unidade de Nova Marilândia. O projeto será financiado pelo Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO), operado pelo Banco do Brasil, com prazo de pagamento entre 10 e 12 anos, e juros de 3,5% ao ano.



 
Inicialmente, cerca de 21 produtores se inscreveram no programa de expansão, demonstrando interesse na atividade, que hoje é a principal fonte geradora de emprego e renda da região, movimentando e impulsionando diversos setores da economia.


 
Em Nova Marilândia o encontro foi realizado no plenário da Câmara Municipal, que contou com a presença do prefeito Wener Santos, vice-prefeita Wilma Fernandes, vereadores, secretários e produtores rurais da cidade, além do suplente de senador Cidinho Santos.


 
Os produtores demonstraram empolgação com o projeto da BRF e revelaram interesse na expansão baseada num modelo com automação, ambiência, cuidados sanitários, sistema conhecido por Dark House.


 
Marcos Rottava esclareceu que os novos núcleos fazem parte da primeira etapa da expansão, objetivando atender a demanda hoje existente do frigorifico de abate de aves instalado em Nova Marilândia, e adiantou que deverá haver outras duas etapas de 35 núcleos cada.


 
Três núcleos já estão em construção nesta primeira etapa, sendo 2 em Arenápolis e 1 em Nova Marilândia, outros 10 estão em fase de contratação e agora serão selecionados outros 22 produtores que integrarão esta fase inicial.


 
Os investimentos irão atender as novas instruções do Ministério da Agricultura, e cada núcleo custará cerca de R$ 2,4 milhões de reais. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4347/visualizar/