Obras da Ferronorte até Lucas iniciam em julho; Silval comemora
As obras da ferrovia Ferronorte entre Uruçú (Goiás) e Lucas do Rio Verde (MT) tem início previsto para julho de 2013. A garantia foi dada nesta quarta-feira (15.8) pelo ministro dos transportes Paulo Sérgio Passos durante o lançamento do Programa de Investimento em Logística rodoviária e ferroviária do governo federal.
De acordo com o cronograma apresentado por Passos, os estudos para a conclusão da etapa que faz parte do grupo 1 estabelecido pelo Ministério ficarão prontos até dezembro deste ano. Em janeiro serão feitas audiências públicas. Em março será publicado o edital de licitação e as propostas começam a ser feitas a partir de abril.
A assinatura dos contratos está prevista para maio de 2013. Presente à solenidade no Palácio do Planalto, o governador Silval Barbosa (PMDB) avalia que a conclusão deste trecho resolve a situação dos produtores rurais da região Médio Norte do Estado.
"O governo federal não tem capacidade de executar todas as obras logísticas necessária. O modelo de concessões que está sendo proposto vai fazer com que os projetos saiam do papel e sirvam para o escoamento da produção agropecuária na região médio Norte de Mato Grosso", avaliou.
O programa anunciado hoje prevê investimentos de R$ 133 bilhões para ampliar as malhas rodoviárias e ferroviárias nos próximos 30 anos. Com o programa, o governo federal pretende investir R$ 91 bilhões em 7,4 mil quilômetros de novas ferrovias e modernizar os 2,6 mil quilômetros existentes. Por meio do programa de concessões, o governo pretende interligar a ferronorte até os portos da região sul, sudeste, nordeste e norte.
"É um plano arrojado e interessante para o país com uma meta estabelecida ousada e que atente a Mato Grosso, que é um Estado produtor de grãos", acrescentou.
Comentários