Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 10 de Maio de 2020 às 05:13
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Secom-MT
Mato Grosso 94 leitos de UTI e 394 de enfermaria disponíveis na rede pública
Mato Grosso 94 leitos de UTI e 394 de enfermaria disponíveis na rede pública

O número de pessoas assistidas em unidade de tratamento intensivo (UTI) por conta do novo coronavírus, que causa a Covid-19, dobrou em menos de uma semana, em Mato Grosso. De segunda até esta última quinta-feira (07), ou seja, em quatro dias, a taxa de ocupação dos leitos de UTI disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) saltou de 5,7% para 12,5%, um crescimento de 6,8%. Ontem (08), o secretário de Estado de Saúde (Ses-MT), Gilberto Figueiredo reconheceu que esse aumento começa a preocupar.

“Eu sempre disse que a gente tem uma perspectiva bastante nebulosa face a todos os indicadores do país e do mundo. Nós estamos fazendo um trabalho não olhando para um número de caso, mas por aquilo que poderia vir pela frente. Então, preocupa esse crescimento”, reconheceu o secretário. “O cenário mostra que haverá esse crescimento, mas a torcida é para que não aconteça, e se acontecer, que ele seja brando, a ponto que nossa capacidade máxima de atendimento supra a necessidade do Estado de Mato Grosso. Nós, a cada dia, fazemos essa análise e estamos pensando em uma série de alternativa se, assim for necessário, mas começa a preocupar esse aumento, esse índice crescente de pessoas que começam a ser hospitalizadas, em especial, àqueles casos graves e precisam de UTI”, acrescentou.

Até ontem pela manhã, Mato Grosso contava com 37 pacientes internados, sendo 11 em enfermaria e 26 pacientes em UTI. Destes, 50% assistidos pelo SUS, ou seja, 13 em vagas públicas e, os demais, em leitos particulares. Este é o maior número de infectados em estado grave desde o início da pandemia, elevando a taxa de ocupação de UTIs públicas para 12,25%, embora ainda mantendo 91 leitos disponíveis para atendimento aos pacientes com Covid-19. Cuiabá concentra o maior número de infectados em UTI, sendo 16 no total.

Na segunda-feira desta semana, o Estado contava com 21 pessoas hospitalizadas. Destas, oito em enfermaria e 13 em UTI, sendo sete na rede privada e seis pública, o que representava uma ocupação de 5,7% (98 leitos disponíveis). Isso significa dizer que o crescimento foi de 100% no número de pacientes ocupando uma vaga em UTI, sendo um incremento de 117% levando em consideração apenas as vagas públicas nas unidades intensivas.

A taxa de ocupação era de 0,9% em enfermaria. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos, ontem, era 2,2%, sendo 9 em apartamentos públicos e dois privados. Até a tarde desta quinta-feira, Mato Grosso confirmava 420 casos de covid-19. Destes, 111 estão em isolamento domiciliar e 258 estão recuperados.

OBITOS – Um paciente de 89 anos morreu vítima da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, no município de Vale do São Domingos (420 quilômetros de Cuiabá), região oeste do Estado. O óbito ocorreu no último dia 06 deste mês e foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Essa é a 15ª morte decorrente do vírus em Mato Grosso.

O idoso é morador da área rural do Vale do São Domingos e estava sendo encaminhado para uma unidade de terapia intensiva, em Cuiabá, mas faleceu no caminho. Além dele, outro paciente, de 75 anos, está em quarentena na cidade. Anteontem, também foi registrada a primeira morte pela Covid-19, em Várzea Grande. Trata-se de uma idosa de 72 anos que tinha diabetes, hipertensão e doença renal crônica.

A mulher é a segunda vítima do sexo feminino, no Estado. A primeira paciente infectada com o vírus que não resistiu morreu há quase duas semanas, em um hospital de Cáceres. Os outros 12 casos são óbitos de homens. Os demais são de Cuiabá (2), Rondonópolis (2), Sinop (2), Barra do Garças (1), Nova Mutum (1), Lucas do Rio Verde (1), Mirassol d'Oeste (1), Aripuanã (1) e município de outras unidades da Federação (1).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/435595/visualizar/