Dano ao meio ambiente
PF prende três homens em garimpo ilegal em terra indígena A ação ocorreu na Terra Indígena Sararé; operação contou com a participação de cerca de 300 agentes
A Polícia Federal prendeu três garimpeiros nesta sexta-feira (12)por realizar extração ilegal de ouro no Rio Sararé. A área está localizada na Terra Indígena Sararé, situada nos municípios mato-grossenses de Pontes e Lacerda (a 443 km de Cuiabá) e Vila Bela de Santíssima Trindade (a 521 km de Capital).
As prisões são ações preventivas da Polícia Federal e da Fundação Nacional do Índio (Funai) em desdobramento à Operação Alfeu, desocupação do garimpo ilegal realizada em 28/5 por ordem da 2ª Vara Federal de Cáceres/MT.
A operação contou com a participação de cerca de 300 agentes públicos, entre eles a Polícia Federal, o Exército Brasileiro, a Funai e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Após a desocupação, oito garimpeiros já foram presos por insistirem na extração. Eles estão sendo investigados pelos crimes de associação criminosa, garimpo ilegal, desmatamento e poluição de rio, cujas penas somadas podem chegar a 20 anos de prisão.
As ações da Polícia Federal continuarão por tempo indeterminado enquanto houver criminosos atuando na área.
A Terra Indígena de Sararé sempre foi alvo de garimpeiros ilegais. Em 1997, uma megaoperação resultou na retirada de centenas de pessoas do local.
Comentários