Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 01 de Julho de 2020 às 19:08
Por: Khayo Ribeiro/Gazeta Digital

    Imprimir


Dados do 13º balanço epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Cuiabá sinalizam que a capital mato-grossense pode ter 22,5 mil casos de covid-19, o coronavírus. A projeção é feita com base em pesquisas que apontam 5,7 contágios para cada notificação registrada na cidade.


De acordo com o último boletim diário da prefeitura, divulgado na noite de terça-feira (30), Cuiabá tinha 3.964 notificados. Considerando a média de 5,7 ocorrências para cada registro, a projeção aponta para 22.595 casos na capital. A fonte da pesquisa que baseia a projeção não foi divulgada Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


O acentuado montante de casos extraoficiais se deve principalmente à característica própria da doença, uma vez que os sintomas da covid-19 não são evidentes em cerca de 80% das pessoas que se infectam. Desta forma, o contingente de infectados que não sabe que está com a doença e não procura os serviços de testagem é alto, esvaziando assim as estatísticas oficiais.


Ainda segundo o balanço, não há registro de atenuação na notificação de casos ou mortes na capital, que registrou o primeiro óbito há 105 dias. O levantamento, que leva em consideração a semana entre os dias 21 e 27 de junho, aponta um aumento de 41,3% no registro de ocorrências em Cuiabá em relação ao período anterior.


Um indicativo do balanço sinaliza que a capital deverá registrar mais de 700 casos até o próximo sábado (4), data em que Cuiabá poderá notificar 4.669 ocorrências de contágio.


Conforme a SMS, dos 3,9 mil casos oficiais, apenas 680 pacientes se recuperaram e já são considerados curados. O valor representa pouco mais de 17% do total de ocorrências notificadas. Desde o início da pandemia, a capital já registrou 187 óbitos de residentes por conta da doença e 105 de moradores de outras cidades.


A prefeitura informou que o balanço leva em consideração modelos matemáticos que são calculados por meio de aproximações da realidade. Assim, a confiabilidade é dependente direta da veracidade das fontes levadas em consideração no momento do cálculo.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/436735/visualizar/