Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 20 de Novembro de 2020 às 06:04
Por: Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Segundo pesquisa da Unemat, o Pantanal tem 13% mais de dias sem chuva do que nos anos 60 e massa de água 16% menor
Segundo pesquisa da Unemat, o Pantanal tem 13% mais de dias sem chuva do que nos anos 60 e massa de água 16% menor

Um estudo realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) revela que o Pantanal tem 13% mais de dias sem chuva do que nos anos 60 e massa de água 16% menor, quando considerados os últimos dez anos.

Além do número do período sem precipitação, há uma redução da massa de água que leva a um efeito cascata que altera todo o processo ecológico.

O impacto ocorre tanto no ambiente terrestre quanto no ambiente aquático.

Assim, a diminuição da área alagável afeta a reprodução de diferentes espécies, como peixes, mamíferos e pássaros.

O estudo foi apresentado na semana em que é celebrado o Dia do Rio Paraguai, em 14 de novembro.

Publicado recentemente na Acta Limnologica Brasiliensia, uma das principais revistas científicas da área, o artigo é denominado Climate change reflected in one of the largest wetlands in the world: an overview of the Northern Pantanal water regime (que pode ser traduzido por: Mudança climática refletida em uma das maiores áreas úmidas do mundo: uma visão geral do regime das águas do Pantanal do Norte”).

Segundo a pesquisa, a dinâmica do bioma é influenciada pelo pulso de inundação, movimentos das águas que alternam entre as estações de seca, inundação, cheia e vazante.

O pulso de inundação é alimentado, não apenas pela precipitação local, mas pelo regime de chuva nas cabeceiras do Rio Paraguai, principal canal que conduz lentamente as águas do Pantanal.

No entanto, o padrão de inundação da maior área alegável do mundo tem mudado.

"Embora seja encontrado um pulso de inundação bem definido no Pantanal do norte, ao longo de uma série histórica de 42 anos, o número de dias sem precipitação aumentou muito, assim como a perda de massa de água na paisagem nos últimos 10 anos, especificamente durante a estação seca", explica o professor da Unemat, Ernandes Sobreira Oliveira Júnior, doutor em Ecologia pela Universidade Radboud (Holanda), um dos autores do artigo.

Para mapear esse comportamento, conforme a assessoria de imprensa da Unemat, pesquisadores ligados ao Centro de Limnologia Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe) da própria universidade, utilizaram dados históricos de precipitação, hidrologia e imagens de satélite para verificar os possíveis padrões de precipitação, retenção de água e nível do Rio Paraguai nas últimas décadas.

Ao analisar, por exemplo, os dados para o mês de agosto (considerado o pico da estação seca), de 2008 a 2018, os cientistas notaram que o Pantanal norte vem gradativamente perdendo água.

A área da massa de água, em agosto de 2008, era de 112.590 hectares, enquanto em 2018 foi reduzida para 95.076 hectares, representando uma perda de 16% da área inundada, em apenas dez anos.

"Isso muda completamente a paisagem do Pantanal. Baias, que antes eram conectadas aos rios nos períodos de cheia, passaram a se desconectar completamente. Essa redução da massa da água é algo bastante crítico quando a gente fala de Pantanal, que é uma das maiores áreas alagáveis do planeta. Até que ponto a gente vai chegar?", observou.

Ainda conforme assessoria da Unemat, a equipe ainda não tem todos os dados relativos ao ano de 2020, mas as expectativas são alarmantes.

"A gente ainda espera, nos próximos 4 anos a 5 anos, enfrentar uma escassez ainda maior do que a gente está vendo", disse Ernandes Sobreira.

A diminuição da massa de água também pode ser uma resposta à diminuição das chuvas.

Apesar de o Pantanal manter o volume de precipitação ao longo de uma série histórica de 42 anos, o número de dias sem chuva aumentou.

Em 1981, apenas foram 146 sem chuva. Já em 2001 foram registrados 248 e, em 2011, o total de 287 dias de estiagem.

Este acréscimo representa de 2 a 6% dos dias sem precipitação por década, tornando a estação de seca mais persistente.

"Então, a gente tem o seguinte: uma área que era inundável há 10 ou 12 anos atrás, hoje em dia, já não sofre mais tanta inundação. Esse efeito da redução das massas d'água também implica maior exposição do solo ao ar e, consequentemente, maior acúmulo de biomassa nesse solo o que pode ocasionar maiores focos de incêndio, como a gente vem vendo ano a ano", avaliou.

Como o ciclo hidrológico no Pantanal está relacionado com a precipitação, esses períodos mais longos sem chuva tendem a diminuir a profundidade do rio e, consequentemente, afetam a planície de inundação como um todo.

Por anos, os pesquisadores têm mostrado que o Pantanal é sensível ao meio ambiente em transformação, onde o fluxo mais rápido e o maior carregamento de sedimentos podem prejudicar a inundação do Pantanal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/439261/visualizar/