"Boi bombeiro"
Contra as queimadas, senador quer mais bois no Pantanal de MT Tese já foi defendida por dois ministros do Governo Bolsonaro, mas especialistas não aprovam proposta
O recém-eleito senador Carlos Fávaro (PSD) defedeu a ampliação da regularização de terras, e disse acreditar que mais gado no Pantanal poderia evitar incêndios como os que devastaram parte do bioma em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Em entrevista ao site UOL, o político mato-grossense disse que uma regularização fundiária mais extensa pode trazer avanços à política ambiental, ao permitir que se identifique e se puna os proprietários de terras que cometam alguma irregularidade.
Ele defendeu, também, o aumento do tamanho das propriedades a serem dispensadas da vistoria presencial, visando a contemplar médios produtores.
Em relação aos rebanhos, a defesa de Fávaro é da teoria do "boi bombeiro", de que o animal ajuda a diminuir a propagação do fogo, ao se alimentar da massa do capim seco, de alta inflamabilidade.
Esse argumento já foi defendido pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Mas, especialistas divergem quanto à eficácia do boi.
Leia mais AQUI.
Comentários