Parque Mãe Bonifácia
Quinze macacos mortos tiveram doença transmitida pelo homem Doença pode ser transmitida por meio de contato próximo ou de alimentos
Os 15 macacos saguis encontrados mortos no Parque Mãe Bonifácia, no final de outubro, foram infectados por herpes, uma doença transmitida por seres humanos.
Acredita-se que o vírus pode ter sido transmitido pela saliva contida em algum alimento dado aos animais por um frequentador do parque.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
A morte dos animais, no final de outubro, levou a Sema a interditar o parque, que é o maior e mais frequentado da Capital.
As atividades foram suspensas até que os laudos da necropsia dos animais fossem concluídos e houvesse garantia de segurança da saúde da população e dos animais.
Os exames foram realizados pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso.
Os macacos não são naturalmente infectados pelo vírus da herpes e só adquirem a doença pelo contato com humanos.
A enfermidade é descrita mais frequentemente em saguis devido à grande proximidade deles com os humanos, seja como animais de estimação ou por serem de espécies que se adaptaram bem a meio urbano e convivem próximos das pessoas.
A herpes pode causar lesões ulcerativas em boca e língua, além de distúrbios neurológicos que geralmente levam o animal a morte.
A doença pode ser transmitida dos humanos para os animais por meio de contato próximo ou de alimentos contaminados com saliva e entregue para os macacos.
A enfermidade é aguda e tem uma evolução rápida.
Comentários