Eleição em Abril
Partidos definem nesta quinta os candidatos a prefeito em Torixoréu
Com prefeito interino desde novembro, Torixoréu (560 km ao sul de Cuiabá) define nesta quinta-feira (25) os candidatos à gestão do município, que terá eleição suplementar em 11 de abril. Os partidos devem realizar as convenções ainda hoje, com registro até sexta-feira (26).
Os candidatos escolhidos nas convenções devem se afastar de cargo público ou qualquer outro cargo que acarrete inelegibilidade a partir desta sexta-feira. Os partidos devem registrar a ata da convenção com a lista de presença.
Depois do primeiro registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os candidatos têm até terça-feira (2) para apresentarem a documentação necessária. A chapa de prefeito e vice-prefeito é indivisível, ou seja, não poderá ser alterada depois.
Após o registro das candidaturas, a campanha eleitoral poderá começar na quarta-feira (3). Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão começa em 5 de março e vai até 8 de abril, mesmo prazo para a realização de debates.
O município terá uma nova eleição após a ganhadora do pleito em 2020, Inês Mesquita (PP), ter seu registro de candidatura indeferido, porque ela é esposa do ex-prefeito Odoni Mesquita (PSB) e uma mesma família não pode ter mais de dois mandatos seguidos. Eça chegou a recorrer da decisão, mas teve o pedido negado pelo TRE e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Com informações da assessoria)
Comentários