Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Agosto de 2012 às 07:52
Por: Marianna Peres

    Imprimir


Vendas devem se intensificadas em agosto e saldo recuperará perdas
Vendas devem se intensificadas em agosto e saldo recuperará perdas

As vendas de veículos zero quilômetro, em Mato Grosso, confirmaram as projeções e registraram em julho, o melhor mês de vendas do ano. O volume de novas unidades atingiu 11.087 no mês passado, números que deixaram para trás os recordes do ano de junho, com 10.065, e de maio, quando foram emplacados 9.934. Todo o bom desempenho do segmento revendedor no Estado passou a ser observado após as medidas de incentivo do governo federal, em vigor desde meados de maio, que trouxe entre as principais mudanças a redução e a isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), que para alguns modelos e versões pode resultar em economia de até R$ 3 mil.

O balanço do segmento foi apresentado ontem, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores em Mato Grosso (Fenabrave/MT), em Cuiabá, e inclui as categorias de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas. “O setor de veículos de Mato Grosso está comemorando os bons resultados obtidos com a redução do IPI”, anuncia o diretor regional da entidade, Manoel Guedes. Apesar da reação dos últimos três meses, de maio a julho, no acumulado de 2012 o volume segue inferior ao contabilizado em igual período do ano passado, retração de 1,74%, de 65.974 unidades para saldo atual de 64.825.

Em comparação ao realizado em julho de 2011, quando não havia o benefício do IPI, Mato Grosso comercializou 10.178 unidades, imprimindo um acréscimo de anual de 8,93%. Outro importante indicador do desempenho mensal é a alta de 10,15% sobre junho deste ano, mês que até então seguia ostentado o recorde de vendas de 2012, no Estado. A evolução mato-grossense, julho ante junho, supera a média nacional no período, que foi de 3,1%.

CUIABÁ – A Capital de Mato Grosso acumulou alta de 4,44% no fechamento do mês, porém, os números foram puxados somente pelo setor de motocicletas, que emplacou 27,64% mais que em junho. Os outros segmentos apresentaram queda no confronto mensal.

“A diferença foi praticamente irrisória, mas comprova que o consumidor da Capital não comprou tanto. Aí temos duas possibilidades: muitos já garantiram a compra em junho e outros deixaram para agosto para não perder o benefício do IPI reduzido. De toda forma, o fato é que o interior tem demonstrado força”, pontua Guedes.

Em julho, Cuiabá emplacou 1.793 automóveis, 521 comerciais leves, 40 caminhões, 2 ônibus e 822 motocicletas. No total, foram comercializados 3.178 veículos.

MOTOCICLETAS - O segmento de motocicletas, que apresentou quedas gradativas nos últimos meses, conseguiu obter bom desempenho em julho. Foram comercializadas 4.791 motos em Mato Grosso, número 15,89% maior que o registrado em junho, quando foram emplacadas 4.134 unidades de motos.

Mesmo com o resultado positivo, Manoel Guedes explica que o setor ainda não se recuperou totalmente. “O segmento ainda sofre muito com a dificuldade de concessão de crédito que também trava um pouco a operação de veículos novos”, observa. Prova disso é que em julho de 2011, o Estado emplacou 7,49% mais motos que agora.

EXPECTATIVA - Para agosto, os concessionários esperam uma verdadeira corrida às lojas e novos recordes de vendas, pois o dia 31 será a última oportunidade para os consumidores adquirirem veículos a preços mais acessíveis. Na edição do Diário do último domingo, que tratou da fila de espera para aquisição de veículos zero quilômetro, que chega a 90 dias dependendo do modelo, cor e versão, Guedes antecipava que vai faltar carro no Estado, em função da corrida pelo carro novo. “Se de fato não houver a prorrogação pedida pelo segmento, haverá uma corrida ainda maior para se aproveitar o benefício. Se hoje a fila de espera se resume a cores e versões, a partir de agora faltarão modelos e de fato, essa espera é atípica para o período”.

Em meio à expectativa de um mês forte em vendas – agosto -, os concessionários também temem pelos rumos do setor a partir de setembro. “O comportamento do mercado depois do dia 31 nos deixa apreensivos, tendo em vista que o Ministro Guido Mantega já sinalizou que o decreto de redução do IPI não será prorrogado”, analisa o diretor da Manoel Guedes.

REAÇÃO - Guedes estima também que com o fechamento do mês de agosto, a soma das vendas do acumulado ano ultrapasse o resultado do mesmo período de 2011. “Entre janeiro e julho deste ano, Mato Grosso emplacou 64.825 veículos. No ano passado as vendas desse período chegavam a 65.974, o que significa que estamos praticamente empatados com 2012, a diferença é de -1,74%. Com os emplacamentos de agosto iremos reverter esse comparativo”, afirma. (Com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/44126/visualizar/