Exposição conta com participação de estandartes e novos nomes da cultura mato-grossense
O acesso à arte acaba de se tornar mais democrático, com o lançamento da Exposição Virtual CatalogART. O produto, realizado no formato digital e virtual, permite aos internautas ter acesso a um número expressivo de obras de arte sem sair de casa. “O formato digital e virtual promove a acessibilidade através do site, e o público pode visitar as obras 24 horas, seja pelo celular, Tablet, PC, Notebook e smart TV, no endereço www.catalogart.com.br”, explica o idealizador e criador do programa, Guilherme Chaves.
De acordo com Chaves, o objetivo é levar ao público “obras de arte que dialogam com nosso intuito de disseminar a arte sob um olhar que promova a valorização da cultura e diversidade de saberes produzidos no estado de Mato Grosso”.
Esta versão da exposição contempla os artistas selecionados por edital digital para o Programa para Valorização de Acervo Artístico Cultural – CatalogART-MT. Artistas renomados e novos rostos da arte mato-grossense podem ser apreciados pelos entusiastas das diferentes formas de expressão artísticas.
A artista plástica Rita Ximenes e seu engajamento em defesa do meio ambiente, utilizando diversas técnicas como xilogravura, block print e chita no decorrer de sua trajetória para dividir sua visão de mundo com o próximo; e a artista visual Mari Gemma De La Cruz, ou apenas ‘Mari Gemma’, como é mais conhecida, que desde 2013 trabalha com fotografia, atua com autorretratos e intervenções em espaços urbanos, fotopoemas e poesia experimental, dentre outras formas de expressão artísticas, são dois exemplos do que o espectador encontrará na exposição.
O artista plástico Gil Anderson, que por meio de técnicas como gravura e grafite, mostra uma visão muito particular do mundo, fundindo o contemporâneo à sua ancestralidade, ao mesmo tempo que pincela visões futurísticas nas traduções que faz de rostos e faces mil. Dayana Trindade, Sol Poetão, Luni Black e Mari Rodrigues completam o time de dínamos da cultura mato-grossense que agraciam a exposição com suas obras transcendentais.
Guilherme Chaves chama atenção para algo importante: “A Exposição Virtual, bem como a Catalogação, está disponível no site do programa, o www.catalogart.com.br”.
Realização e apoio
A realização da ação fica por conta da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de MT e Governo de Mato Grosso, com apoio do Mato Grosso Criativo, Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa de Mato Grosso; Guilherme Chaves Consultoria e Assessoria para Empresas; Studio Portal - Foto e Filmagem e da Tour Virtual 360, Soluções Interativas e Criativas.
Comentários