Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Maio de 2021 às 17:11
Por: Soraya Medeiros/Da Assessoria

    Imprimir


O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) acaba de ser contemplado com uma doação muito importante realizada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), são três capacetes ELMO, que atuam como suporte de ventilação não invasivo no tratamento da COVID-19. Esse equipamento ajuda a reduzir em 60% a taxa de intubação de pacientes hospitalizados.

O presidente da FIEMT, Gustavo de Oliveira, explica que esses capacetes foram feitos através de uma parceria meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Ceará e a empresa Esmaltec, e foram doados ao Hospital Geral para testes nos pacientes e implantação da tecnologia.

“O benefício deste equipamento é que ele pode ser desinfectado e reutilizado. Além disso, outro benefício é o custo inferior em relação aos respiradores mecânicos e a maior segurança para os profissionais de saúde, já que, por ser vedado, não permite a proliferação de partículas dos vírus”, afirma Gustavo.

A presidente do HG, Flávia Silvestre agradeceu pela doação e parceria com o sistema FIEMT desde o início da pandemia. “Esses capacetes ventilatórios ajudarão nossos pacientes acometidos pela COVID-19 na melhora da função respiratória. Além disso, o equipamento pode tratar outras enfermidades que comprometem o funcionamento dos pulmões, como a pneumonia e H1N1 e no pós operatório das cirurgias cardíacas de alta complexidade”, concluiu.

História

O capacete Elmo é um equipamento não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. Foi criado em abril de 2020, e envolve uma parceria público-privada. O equipamento cobre toda a cabeça do paciente, onde é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. No interior do equipamento, aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva, acima da pressão atmosférica. Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442728/visualizar/