Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Maio de 2021 às 23:50
Por: Por Anélica Neri, Centro América FM

    Imprimir


Operação visa a redução de acidentes de trânsito em Mato Grosso — Foto: Detran/MT
Operação visa a redução de acidentes de trânsito em Mato Grosso — Foto: Detran/MT

A imprudência no trânsito é a principal causa dos acidentes registrados em Mato Grosso, segundo a gerente de Ações Educativas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rosane Pölzl. As estatísticas gerais apontam que mais de 90% dos acidentes de trânsito decorrem de falha humana.

No ano passado, o estado registrou 6.578 acidentes, resultando em 629 óbitos e 5.949 lesões corporais.

Segundo a gerente, os principais fatores relacionados aos acidentes são:

  • Excesso de velocidade
  • Ultrapassagem indevida
  • Embriaguez ao volante
  • Uso do celular
“São coisas que tiram a capacidade motora da pessoa. Já a velocidade faz com que a pessoa não tenha tempo hábil para evitar um acidente”, explicou.

Rosane disse ainda que o Detran-MT tem realizados ações para sensibilizar a sociedade sobre seus hábitos e atitudes no trânsito.

“Quando a legislação começa a ficar mais rígida, principalmente em relação a ultrapassagem indevida, bebida e direção, onde as punições ficaram mais rígidas, as pessoas começaram a mudar seus hábitos, mas ainda é insuficiente. A população tem muito a que se atentar a essas questões”, disse.

No ano passado, com a chegada da pandemia e o isolamento social, o estado teve uma redução de 8,1% no número de acidentes em comparação com 2019. No entanto, mesmo com a redução do fluxo de veículos e, apesar da pequena redução no número de acidentes, aumentaram os óbitos no trânsito.

Conforme dados do Observatório de Segurança Pública, houve um aumento de 25% em comparação com 2019.

Para que esse número seja reduzido é preciso a mudança de hábito dos condutores, segundo Rosane.

“Mudança de hábito é uma questão bem complicada. Na pandemia, aprendemos que temos que seguir as medidas de segurança para preservar a vida. Temos que começar a encarar também a legislação de trânsito como um protocolo de segurança. Os hábitos que temos no trânsito precisam ser revistos e para isso precisamos fazer um exercício de pesistência”, ressaltou.

Maio Amarelo

De acordo com o Detran-MT, devido às restrições impostas pela pandemia, as ações da campanha vão acontecer de forma digital para evitar aglomerações

Com o tema 'Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito', a campanha Maio Amarelo iniciou com objetivo de promover a empatia em prol da preservação de vidas no trânsito, trazendo mais consciência e harmonia para um trânsito com mais respeito e responsabilidade.

O Maio Amarelo de 2021 seguirá o mesmo padrão do movimento realizado no ano passado. Devido às restrições impostas pela situação de pandemia, as ações da campanha serão de forma digital para evitar aglomerações.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442737/visualizar/