CDL VG e IHEMCO realizam campanha de doação de sangue
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL VG), em parceria com o IHEMCO – Banco de Sangue realizará no próximo dia 06 de maio, uma campanha de doação de sangue, das 8h às 16h, na sede da entidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99659-1426.
De acordo como presidente da CDL VG, “a necessidade de realizar a campanha intitulada: ‘Eu sou sangue bom – sou doador’ – faz parte da iniciativa de vários hemocentros de diversas partes do país, que lançaram alertas para a necessidade de manutenção das doações de sangue durante a pandemia de Covid-19, que trouxe a necessária atitude de isolamento social”.
A doação é segura e a Hemorrede brasileira já está atuando sob critérios sanitários que levam em conta a necessidade de prevenção ao novo coronavírus. A ANVISA e o Ministério da Saúde (MS) atualizaram os critérios técnicos contidos na Nota Técnica 13/2020 editada pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério.
Além das restrições já preexistentes, o documento informa que pessoas não podem doar sangue diante da realidade atual de circulação do novo coronavírus. São as que:
– “Tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos autóctones confirmados de infecções pelo SARSCoV2 deverão ser considerados inaptos por 14 dias após o retorno destes países. Para este critério, considerar as informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde”;
– “Foram infectados pelos vírus SARSCoV2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação)”;
– “Tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARSCoV2 deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas; Candidatos à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARSCoV2 deverão ser considerados inaptos pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos”.
A Nota Técnica é calara em afirmar que “não existe evidência, até o presente, de transmissão transfusional dos coronavírus”. Portanto, as novas orientações da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde “são medidas de precaução”.
Monitoramento dos estoques
O Ministério da Saúde monitora diariamente os estoques de sangues nos hemocentros dos estados. Segundo a pasta, “cada unidade da federação tem informado continuamente a quantidade de bolsas de sangue existentes na rede”.
O que: Eu sou sangue bom – sou doador’
Quando: 6 de maio (quinte-feira)
Horário: 8h às 16h
Local: R. Miguel Leite, 252 – Centro Norte, Várzea Grande – MT, 78110-645 (ao lado do Big Lar da Filinto Muller)
Informações: (65) 99659-1426.
Comentários