Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Maio de 2021 às 06:04
Por: Da Redação

    Imprimir


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL-VG), em parceria com o IHEMCO – Banco de Sangue realizará no próximo dia 6 de maio, uma campanha de doação de sangue, das 8h às 16h, na sede da entidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99659-1426.

De acordo como presidente da CDL-VG, “a necessidade de realizar a campanha intitulada: ‘Eu sou sangue bom – sou doador’ – faz parte da iniciativa de vários hemocentros de diversas partes do país, que lançaram alertas para a necessidade de manutenção das doações de sangue durante a pandemia de Covid-19, que trouxe a necessária atitude de isolamento social”.

A doação é segura e a Hemorrede brasileira já está atuando sob critérios sanitários que levam em conta a necessidade de prevenção ao novo coronavírus. A ANVISA e o Ministério da Saúde (MS) atualizaram os critérios técnicos contidos na Nota Técnica 13/2020 editada pela Coordenação ­Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério.

Além das restrições já preexistentes, o documento informa que pessoas não podem doar sangue diante da realidade atual de circulação do novo coronavírus. São as que:

– “Tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos autóctones confirmados de infecções pelo SARS­CoV­2 deverão ser considerados inaptos por 14 dias após o retorno destes países. Para este critério, considerar as informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde”;

– “Foram infectados pelos vírus SARS­CoV­2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação)”;

– “Tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS­CoV­2 deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas; Candidatos à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS­CoV­2 deverão ser considerados inaptos pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos”.

A Nota Técnica é calara em afirmar que “não existe evidência, até o presente, de transmissão transfusional dos coronavírus”. Portanto, as novas orientações da Coordenação ­Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde “são medidas de precaução”.

Monitoramento dos estoques

O Ministério da Saúde monitora diariamente os estoques de sangues nos hemocentros dos estados. Segundo a pasta, “cada unidade da federação tem informado continuamente a quantidade de bolsas de sangue existentes na rede”.

O que: Eu sou sangue bom – sou doador’

Quando: 6 de maio (quinta-feira)

Horário: 8h às 16h

Local: R. Miguel Leite, 252 – Centro Norte, Várzea Grande – MT, 78110-645 (ao lado do Big Lar da Filinto Muller)

Informações: (65) 99659-1426.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/442788/visualizar/