CDL-VG e IHEMCO realizam campanha de doação de sangue ‘Eu sou sangue bom – sou doador’ – faz parte da iniciativa de vários hemocentros de diversas partes do país
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL-VG), em parceria com o IHEMCO – Banco de Sangue realizará no próximo dia 6 de maio, uma campanha de doação de sangue, das 8h às 16h, na sede da entidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99659-1426.
De acordo como presidente da CDL-VG, “a necessidade de realizar a campanha intitulada: ‘Eu sou sangue bom – sou doador’ – faz parte da iniciativa de vários hemocentros de diversas partes do país, que lançaram alertas para a necessidade de manutenção das doações de sangue durante a pandemia de Covid-19, que trouxe a necessária atitude de isolamento social”.
A doação é segura e a Hemorrede brasileira já está atuando sob critérios sanitários que levam em conta a necessidade de prevenção ao novo coronavírus. A ANVISA e o Ministério da Saúde (MS) atualizaram os critérios técnicos contidos na Nota Técnica 13/2020 editada pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério.
Além das restrições já preexistentes, o documento informa que pessoas não podem doar sangue diante da realidade atual de circulação do novo coronavírus. São as que:
– “Tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos autóctones confirmados de infecções pelo SARSCoV2 deverão ser considerados inaptos por 14 dias após o retorno destes países. Para este critério, considerar as informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde”;
– “Foram infectados pelos vírus SARSCoV2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação)”;
– “Tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARSCoV2 deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas; Candidatos à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARSCoV2 deverão ser considerados inaptos pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos”.
A Nota Técnica é calara em afirmar que “não existe evidência, até o presente, de transmissão transfusional dos coronavírus”. Portanto, as novas orientações da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde “são medidas de precaução”.
Monitoramento dos estoques
O Ministério da Saúde monitora diariamente os estoques de sangues nos hemocentros dos estados. Segundo a pasta, “cada unidade da federação tem informado continuamente a quantidade de bolsas de sangue existentes na rede”.
O que: Eu sou sangue bom – sou doador’
Quando: 6 de maio (quinta-feira)
Horário: 8h às 16h
Local: R. Miguel Leite, 252 – Centro Norte, Várzea Grande – MT, 78110-645 (ao lado do Big Lar da Filinto Muller)
Informações: (65) 99659-1426.
Comentários