Distanciamento dos PETS
Estudo mostra que humanos transmitem covid para animais de estimação Thalyta Amaral
Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicado esta semana mostrou que os humanos podem sim transmitir a covid-19 para os animais de estimação. Na pesquisa foram analisadas famílias da região metropolitana do Rio de Janeiro entre maio e outubro de 2020.
Foram utilizadas como amostras as famílias onde os donos de animais testaram positivo para covid-19, com coleta de amostras de humanos e pets (gatos e cachorros) durante 30 dias.
Das casas analisadas, 31% dos cachorros e 40% dos gatos com donos com covid-19 acabaram pegando o novo coronavírus. Destes pets, 46% apresentaram sintomas leves da doença. Apesar dos resultados, a pesquisa não conseguiu concluir se os animais podem transmitir o vírus para os seres humanos.
Reprodução/Governo de MG
A conclusão do estudo foi que humanos infectados devem fazer o distanciamento social também dos seus pets. Costumes como dormir junto com o animal de estimação aumentam o risco de transmitir o vírus.
Uma boa notícia é que a pesquisa servirá como base para se estudar os anticorpos dos animais ao novo coronavírus e também se é possível produzir uma vacina para proteger os pets.
Meu bichinho está com covid, e agora?
A Fiocruz indica algumas medidas preventivas no caso dos animais de estimação se infectarem com a covid-19.
1- Distanciamento
Não abraçar, beijar ou acariciar o animal durante 14 dias. Ao cuidar do bichinho o dono deve sempre usar luvas e máscara.
2- Isolamento
Assim como os humanos, os pets também precisam fazer o isolamento em casa por 14 dias. Nesse período é preciso evitar que ele saia na rua e tenha contato com outros animais.
3- Desinfecção
É importante desinfectar o canil, chão e os locais em que o animal contaminado tem contato. Use desinfetantes com amônia quaternária ou hipoclorito de sódio a 1%.
Reprodução/Pet Place
4- Humanos contaminados longe
Se alguém da família estiver com covid-19 deve se afastar também do pet, para evitar a transmissão da doença. Nesse período o ideal é que outra pessoa cuide do animal de estimação.
5- Fezes
Ao coletar as fezes de um animal infectado, use luvas e saco plástico, fazendo o descarte em seguida e logo depois a higienização das mãos.
Luiz Leite
6- Não use álcool em gel
Esse produto não deve ser usado em animais, pois pode provocar lesões dermatológicas. Para fazer as patinhas e o corpo do pet, utilize sabão neutro ou shampoos específicos para cães e gatos.
7- Não use máscara no pet
As máscaras são recomendadas para os humanos e não para os animais.
7- Procure um veterinário
Nos primeiros sintomas de adoecimento, leve seu pet ao veterinário. Entre os sinais da covid-19 em animais estão febre, tosse, dificuldade de respirar, prostração, coriza, espirros, secreção ocular, vômito e diarreia.
Comentários