Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 25 de Maio de 2021 às 15:17
Por: Emily Magalhães/Folha Max

    Imprimir


O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou na manhã desta terça-feira (25), durante entrevista à Rádio Bandeirantes, com o apresentador José Luiz Datena, que Mato Grosso vive um momento de normalidade em relação à pandemia de Covid-19. Segundo ele, as atividades econômicas estão em pleno funcionamento, apesar dos números da pandemia estarem altos.

Segundo o governador, essa "falta de consciência" da população tem como origem as primeiras medidas de "fecha tudo", adotadas no início da pandemia em março de 2020. A fala foi uma indireta ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

“Neste momento, o nosso Estado está com muita normalidade. A nossa população tenho procurado respeitar muito. Primeiro lá atrás, quando começou a doença no Brasil, quando nós tivemos o primeiro caso, teve um prefeito que fechou tudo. Eu fiquei p... da vida, falei que se com um caso se fecha tudo, imagina quando tiver 100, 200, 1 mil. Foi dito e feito. Isso estressou a população no tempo inadequado e quando precisava fazer alguma medida de distanciamento para contribuir, a população já estava um pouco cansada”, explicou Mauro Mendes.

Mendes ainda ressaltou que, apesar de Mato Grosso ter apresentado um dos menores índices de distanciamento social e isso trazer consequências para o Sistema de Saúde, a economia do Estado continuou crescendo com números impressionantes. “Houve poucas paralisações no Estado. O Governo procurou não entrar muito nessa onda, a gente recomendou muito, fez toda a fiscalização, pediu algum nível de contribuição para a população no distanciamento, mas sem afetar muito a atividade econômica porque esse era o desejo da população. O Estado teve, durante esse período, um dos menores índices de afastamento social e isso traz consequências, mas atividade econômica do Estado está muito bem. Nós estamos crescendo em relação a 2020. Em 2020, nós crescemos em relação a 2019. Então, temos um bom nível de atividade econômica e não dá para reclamar”, declarou.

Em relação aos recursos recebidos pelo Governo Federal para o combate à pandemia, Mendes afirma que Mato Grosso gastou duas vezes mais do que o valor recebido pela União. “A ajuda foi importante. Foi pequena, mas foi importante. Nós do Governo do Estado recebemos uma ajuda do Governo Federal. Só que já gastamos praticamente duas vezes mais aquilo que recebemos. A saúde é tripartite, ela é feita pelo Governo Federal, pelo Governo do Estado e Municipal. O recurso chegou, nós aplicamos e já aplicamos quase que o dobro dos recursos estaduais” disse.

O governador ainda destacou que Mato Grosso conseguiu efetuar compras de equipamentos e que não houve falta de kits intubação nas unidades hospitalares. “Nos nossos hospitais nunca faltou kit intubação, nunca faltou EPI. Nós compramos diretamente da China, inclusive, porque ela é hoje um grande fabricante para o mundo de tudo aquilo que se usa na área hospitalar, aliás, em qualquer área. A China virou a grande fábrica do mundo. Nós compramos respiradores a preços direto do fabricante, nunca usamos intermediários e com isso conseguimos suprir as nossas redes hospitalares. Abrimos mais de 600 UTIs para atendimento exclusivo à Covid e isso conseguiu atender razoavelmente bem”, concluiu o governador.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/443350/visualizar/