Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Agosto de 2012 às 19:54

    Imprimir


Depois de percorrer o Vale do Rio Cuiabá, região Norte, Oeste e parte do Araguaia, a caravana do Mutirão Rural da Cidadania se desloca para atender os municípios do Médio-Norte do Estado, durante o mês de Agosto. O mutirão é um programa do Governo do Estado, desenvolvido de forma itinerante pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) para levar diversos serviços à população dos 141 municípios de Mato Grosso.
 
Nova Olímpia será o primeiro município a ser beneficiado pelo Mutirão Rural da Cidadania. Lá as ações serão realizadas no Assentamento Rio Branco, na Escola Reinaldo Vilarinho. Já na quinta-feira (09.08), será a vez do município de Denise ser contemplado com a ação. O atendimento será feito na Comunidade de Fátima, na Escola Municipal Izabel dos Santos Faria.
 
Depois a caravana da cidadania segue para os municípios de Porto Estrela, Brasnorte, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Diamantino e Alto Paraguai, no próximo dia 18.
 
Em todas as edições do mutirão são oferecidos serviços como a emissão da carteira de identidade, Registro Civil de Nascimento, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), carteira de trabalho, cartão do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de pescador, fornecida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT).
 
O Mutirão Rural da Cidadania inovou, este ano, após a parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para melhorar o atendimento nas comunidades rurais, ribeirinhas e tribos indígenas que se encontram nas regiões mais distantes do Estado.
 
“Proporcionar o acesso aos serviços de documentação básica, saúde e assistência social é nosso intuito. Este ano já realizamos mais de 333 mil atendimentos nos 64 municípios atendidos pelo Mutirão até agora. O acesso a serviços públicos também propicia o enfrentamento à extrema pobreza, uma das metas prioritárias do Governo do Estado”, destaca o coordenador do Projeto Mutirão Rural da Cidadania, Gelton Guimarães.
 
A Setas e o Senar coordenam o projeto que possui ainda o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso, Defensoria Pública e Prefeituras Municipais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/44363/visualizar/