Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 22 de Junho de 2021 às 13:39
Por: Por G1 MT

    Imprimir


O secretário de Saúde do estado, Gilberto Figueiredo, disse em entrevista ao Bom dia Mato Grosso, nesta terça-feira (21) que a orientação aos municípios é adotar sistema de xepa com as sobras de vacinas.

"Quando o prazo está expirando ou se, porventura, alguém que agendou não compareceu ou mesmo se a fila acabou, as secretarias devem fazer uma busca ativa de pessoas que ainda não vacinaram para poder aproveitar essas doses. Isso está acontecendo no estado todo, então não está havendo perda de vacinas. As equipes vão, inclusive, nas casas das pessoas para poder utilizar essas doses, chamadas de xepa", explica.

Cada município tem uma estratégia para isso, já que é uma autonomia do município. Segundo o secretário, na maioria dos casos, há uma fila de agendamento e a equipe telefona e avisa a pessoa.

"Se necessário, o auxiliar de saúde vai até a casa da pessoa para aplicar a vacina", afirma.

Sobre os grupos de vacinação, o secretário informou que já foram recebidas na SES mais de 100 solicitações oficiais para a inclusão de novos grupos de trabalhadores, que acreditam precisar da vacinação com mais urgência.

No entanto, Figueiredo informou que, seguindo a nova determinação do Ministério da Saúde, nenhum novo grupo irá entrar na lista de grupos prioritários e que, encerrando a vacinação dos atuais grupos, a partir de agora, a imunização será feita apenas de acordo com a idade, em sistema decrescente.

Sobre as pessoas que não estão indo aos polos de vacinação ou não estão sendo imunizadas porque não querem a vacina que está sendo aplicada no momento, por quererem 'escolher a melhor vacina', o secretário reforça todas são eficientes e foram testadas.

"A melhor vacina é a que está no braço de todos. Se a vacina já chegou, já pode ser aplicada, abriu o espaço de agendamento, corra para tomar a vacina. Alguns dias podem fazer muita diferença na vida das pessoas", conclui.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/444094/visualizar/