Os municípios que mais queimam são Tangará da Serra, Campinápolis e Gaúcha do Norte. O Comando Regional do Corpo de Bombeiros, que atende a Baixada Cuiabana, atua em parceria com as prefeituras para a formação de brigadas nos 13 municípios da região. "Estamos fomentando a implantação das brigadas municipais, como é o caso de Cuiabá", disse o comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Dércio Santos.
Nos últimos dias, grandes incêndios foram vistos em áreas rurais de Sinop e Sapezal. O fogo passou por cerca de 700 hectares e em 200 hectares o milho ainda estava pronto para ser colhido. Os produtores também perderam máquinas agrícolas e animais, que estavam no pasto.
O período de seca é propício para queimadas, mas de acordo com o Corpo de Bombeiros 90% dos casos ocorrem por causa da ação desastrosa do homem.
Para amenizar os males provocados pelo tempo seco, a população adota algumas medidas, como é o caso da diarista Maria Santana. "Limpo bem o quarto, ponho uma toalha bem molhada perto da cama para ver se respiro melhor", afirmou. Ela conta que as alergias e as dores de garganta aumentaram nas últimas semanas.
As queimadas rurais ficam proibidas até o dia 15 de setembro deste ano, enquanto as queimadas urbanas são proibidas o ano todo.
Comentários