Democrata é líder na pesquisa Ibope com 41% da intenção de votos, enquanto o deputado estadual teve queda de 2 pontos, ficando com 24%
VG: Lucimar se distancia mais de Wallace, diz pesquisa
A ex-primeira-dama de Mato Grosso, Lucimar Campos (DEM), consolida sua tendência de crescimento na corrida pela prefeitura de Várzea Grande. A terceira rodada da pesquisa Ibope, realizada entre 27 e 30 de julho, mostra que ela ampliou a vantagem sobre os adversários.
Os dados do instituto carioca mostram que Lucimar avançou cinco pontos percentuais desde a pesquisa anterior, realizada entre os dias 23 e 26 de junho. Ela saiu de 36% da preferência para 41%.
O segundo colocado nas intenções de voto é o deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB), que oscilou dois pontos para baixo entre uma pesquisa e outra, caindo de 26% para 24%. Já o prefeito Tião da Zaeli (PSD) foi de 9% para 10%.
Os outros dois candidatos – Edson Ribeiro (PPL) e Miltão (Psol) – aparecem com 1% cada. Oito por cento disseram votar em branco ou nulo e 16% não sabem ou não responderam. Ribeiro teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, mas seu nome foi incluído na lista.
Estes dados se referem à pesquisa na modalidade estimulada, em que o eleitor é apresentado a um cartão com os nomes dos candidatos e instado a apontar em qual deles votaria se a eleição fosse hoje. O pleito ocorre em 7 de outubro.
Os entrevistadores ouviram 406 pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pelo Diário, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 99994/2012.
A análise mostra que, desde o início da campanha, Lucimar avançou basicamente sobre o eleitorado de Wallace Guimarães. Na primeira pesquisa Ibope, realizada entre 1º e 3 de junho, o deputado estadual tinha 31% das intenções de voto, contra 30% da esposa do senador Jayme Campos (DEM). Desde então, ele caiu 7 pontos percentuais, enquanto ela cresceu 11. No mesmo período, o prefeito Tião da Zaeli foi de 6% para 10%.
Na modalidade espontânea, em que o eleitor responde à pergunta sobre em quem votaria se a eleição fosse hoje, Lucimar mantém ampla vantagem, numa indicação de que o interesse em votar nela está mais consolidado.
Se a eleição fosse hoje, conforme a pesquisa espontânea, Lucimar teria 26% dos votos, contra 10% de Wallace e 6% de Tião da Zaeli. Quarenta e oito por cento disseram não saber ou não responderam à pergunta. Brancos e nulos totalizam 9%.
A candidatura de Lucimar Campos tem maior aceitação entre as mulheres. Quarenta e quatro em cada 100 delas disseram votar na ex-primeira-dama. Já no eleitorado masculino Lucimar tem a preferência de 37%.
Situação inversa vivida pelos dois principais adversários, que apresentam melhor desempenho entre os homens. Wallace, por exemplo, tem 26% do eleitorado masculino e 22% do feminino. Tião tem 11% e 9%, respectivamente.
Comentários