Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 17 de Julho de 2021 às 12:13
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Chegada do Exército para reforçar combate aos crimes ambientais em Mato Grosso — Foto: Assessoria
Chegada do Exército para reforçar combate aos crimes ambientais em Mato Grosso — Foto: Assessoria

A Operação Amazônia, que combate os crimes ambientais em Mato Grosso, recebe na manhã deste sábado (17) o reforço de 61 soldados do Exército Brasileiro.

O emprego do efetivo faz parte dos esforços integrados entre estado e União para coibir crimes ambientais nos municípios que mais desmatam em Mato Grosso.

Os soldados foram para a cidade de Colniza (1.022 quilômetros de Cuiabá), que possui o maior índice de desmatamento do estado, e só no primeiro semestre já recebeu pouco mais de R$ 120 milhões em multas ambientais de órgãos estaduais, conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

O reforço atende de forma temporária as operações de combate aos crimes ambientais a pedido do governador Mauro Mendes.

Operação Amazônia, que combate os crimes ambientais em Mato Grosso, recebe na manhã deste sábado (17) o reforço de 61 soldados do Exército Brasileiro — Foto: Assessoria

Operação Amazônia, que combate os crimes ambientais em Mato Grosso, recebe na manhã deste sábado (17) o reforço de 61 soldados do Exército Brasileiro — Foto: Assessoria

Mato Grosso acionou a Operação de Garantia da Lei da Ordem (GLO) após a publicação do decreto federal 10.730, de 28 de junho de 2021, pelo qual o governo permite o emprego das Forças Armadas contra o desmatamento nos estados da Amazônia, por meio da Operação Samaúma.

Colniza recebe uma sede sede provisória da do Exército Brasileiro, que atuará como base de apoio para as equipes com cozinha e utensílios, refeitório, salas de aula que permitem ser utilizadas como alojamento e área de estacionamento de viaturas.

O efetivo é do Comando de Fronteira Jauru, 66° Batalhão de Infantaria Motorizado. Serão utilizados pela tropa viaturas, caminhões, micro-ônibus, cisterna de combustível, guincho pesado, e ambulância.

Operação Amazônia

A operação Amazônia integra órgãos estaduais e federais, sob coordenação da Sema-MT, para coibir crimes ambientais, monitorar e fiscalizar mudanças na vegetação, promover o embargo de áreas, apreensão e remoção de maquinários flagrados em uso para o crime, e a responsabilização de infratores.

Os 10 municípios que mais desmatam são os principais alvos das ações coordenadas pela Operação Amazônia. São eles: Colniza, Nova Bandeirantes, Aripuanã, Peixoto de Azevedo, Apiacás, Querência, União do Sul, Marcelândia, Juara, e Rondolândia.

Mato Grosso já aplicou mais de R$ 808 milhões em multas ambientais neste primeiro semestre, por meio da Operação Amazônia.

Integram a iniciativa as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Ministério Público Federal (MPF) e Ibama.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/444783/visualizar/