Grupo Pereira mantém iniciativa que incentiva funcionários a buscarem rápida ascensão profissional Com o Carreira Acelerada, os colaboradores podem ser promovidos a partir de seis meses de casa e são responsáveis diretos por sua ascensão
Mundialmente, o varejo é uma das grandes portas de entrada no mercado de trabalho. Só no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercado (Abras), são 3 milhões de pessoas empregadas direta ou indiretamente, em cerca de 91 mil supermercados e hipermercados. Nesse setor, que representa 7,5% do PIB nacional, os 15 mil colaboradores do Grupo Pereira que atuam em diversas áreas nas bandeiras Fort Atacadista, Comper, Bate Forte e SempreFort, têm a possibilidade de rápido crescimento na companhia. Criado em 2019, o Programa Carreira Acelerada já promoveu mais de 2.500 pessoas.
O programa desenvolvido para atrair novos talentos e reter funcionários oferece ferramentas para que os colaboradores sejam responsáveis pelo seu desenvolvimento profissional e consigam traçar planos de crescimento e evolução de cargo. “Uma empresa que evolui de maneira acelerada faz com que as pessoas cresçam junto com ela. Funcionários que trabalham com foco e querem melhorar suas habilidades, multiplicam seus salários em um tempo muito menor do que ocorre no mercado”, diz Paulo Silva, diretor corporativo de Gente e Gestão do Grupo Pereira.
Processos, capacitação e oportunidades
Não há limites ou barreiras no Carreira Acelerada. Na operação, a iniciativa permite que o funcionário que começou como empacotador chegue ao cargo de Gerente de Loja, ou até mais longe, como foi o caso de Paulo Nogueira, que, atualmente, é Gerente Nacional de Operações do Fort Atacadista, alocado em Santa Catarina. “Comecei na base, como empacotador, e tive oportunidade de crescer e me desenvolver como profissional. Hoje, ocupar uma posição de liderança e ajudar o Grupo Pereira, mais especificamente o Fort Atacadista, em sua expansão é, para mim, motivo de satisfação e muito orgulho”, destaca.
Na área administrativa, é possível começar como aprendiz e traçar um plano para se tornar um diretor corporativo. “Além disso, nada impede que alguém que tenha chegado ao topo da carreira operacional possa migrar para outras áreas e escritórios da empresa”, acrescenta Paulo Silva.
Para essas movimentações se tornarem realidade, a companhia oferece oportunidades e disponibiliza uma série de cursos e treinamentos para ajudar os profissionais a alavancarem suas carreiras. Um exemplo é a EFG – Escola de Formação Gerencial, que é um programa exclusivo de desenvolvimento para a formação de novos líderes de lojas, com aulas teóricas, práticas e de vivência na operação e gestão de unidade.
Muitos profissionais que passaram pela EFG já foram promovidos e estão à frente das lojas. Há também a Escola de Perecíveis Comper, focada, como o nome já diz, em gestão de alimentos perecíveis, e o Jeito de Ser e Atender Comper, que é inteiramente focado em atendimento ao cliente.
Ainda com foco na carreira dos colaboradores, o Grupo Pereira busca promover as pessoas internamente, por meio de seleções exclusivas para funcionários. É o Provati, o Programa de Valorização dos Talentos Internos. Com ele, por exemplo, foi possível montar toda a liderança da loja Fort Atacadista de Biguaçu, em Santa Catarina, com aproveitamento interno. Todos os gerentes e encarregados já faziam parte do quadro em outras lojas e foram promovidos. “Sempre que temos vagas, tanto na operação quanto no administrativo, a prioridade é oferecê-las aos efetivos da empresa e promover colaboradores e, só depois, abrir as vagas para o mercado, caso não seja possível promover alguém”, explica o diretor.
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São mais de 15 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Atualmente, a companhia tem 86 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 44 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição) e sete lojas do SempreFort (varejo farmacêutico). O GP também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label VuonCard, que já conta com mais de 400 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade e com as comunidades do entorno por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.
Comentários