Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 20 de Julho de 2021 às 13:54
Por: Metropóles

    Imprimir


Um estudo publicado nesta segunda-feira (19/7) na revista científica JAMA Internal Medicine revela que o hábito de tomar café está associado a um risco menor de desenvolver arritmia cardíaca, que é como os médicos chamam a palpitação desregulada no peito. Nesta pesquisa, foram analisadas 386 mil pessoas por três anos e os cientistas compararam os resultados com as taxas de arritmia cardíaca.

“Cada xícara diária adicional de café foi associada a uma redução de 3% no risco de desenvolver arritmia. Essas associações não foram modificadas significativamente por variantes genéticas que afetam o metabolismo da cafeína”, escreveram os cientistas no estudo.

Conduzida por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco, nos Estados Unidos, a pesquisa também investigou os genes associados ao metabolismo da cafeína que teriam relação com o nervosismo. “Nem o consumo habitual de café nem as diferenças geneticamente mediadas no metabolismo da cafeína foram associadas a um risco elevado de arritmias cardíacas”, concluíram os autores.

Segundo os pesquisadores, essa noção de que o café faz o coração palpitar é comum, mas não possui embasamento científico.

Em revisão de outros 201 estudos, os autores descobriram que o consumo moderado de café é mais benéfico do que prejudicial à saúde. Além disso, os cientistas apostam em uma série de possíveis benefícios da cafeína e do café para reduzir as chances de desenvolver câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/444848/visualizar/