Inovação
Canal de Ética externo garante maior transparência à programa de Compliance Empresa mato-grossense pioneira em programa de Compliance inova com solução utilizada em mais de 30 países
Com intuito de reforçar e ampliar o canal aberto e confidencial de comunicação com os colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade a fim de garantir um relacionamento ético e de confiança, a Ausec, empresa especializada em tecnologia de segurança e automação, acaba de implantar mudanças na gestão do seu Canal de Ética.
Parte integrante do programa de Compliance da empresa, o canal assegura ainda mais confiabilidade e sigilo na apuração de possíveis relatos e denúncias, auxiliando na prevenção de comportamentos não éticos e violações às políticas internas, regras e legislações.
A partir de agora, o recebimento e a gestão das denúncias feitas no Canal de Ética, serão de responsabilidade de uma empresa terceirizada, a “Contato Seguro”, reconhecida internacionalmente por ter como clientes grandes players de mercado como Basf, CSN, Petrobras, Hospital Sírio Libanês, Latam Airlines, dentre outros. A intenção com a terceirização, de acordo com o diretor da Ausec, Wagner Figueiredo, é disponibilizar uma ferramenta transparente e independente, trazendo mais segurança e anonimato ao serviço, reforçando assim o compromisso com os valores da empresa.
“Somos pioneiros em Mato Grosso na implantação do Compliance e continuamos preocupados em manter essa política de boas práticas pois acreditamos que esse é o futuro de grandes empresas que pretendem expandir seus negócios de forma ética. Desde o início tínhamos um canal gerido pelo comitê de Compliance e Integridade, mas esse próprio grupo nos trouxe a sugestão de aderirmos a uma nova ferramenta, a mais conceituada do mercado”, explicou Figueiredo.
Sérgio Brancher Júnior, coordenador da Contato Seguro, ressalta que todo o processo de atendimento disponibilizado no canal é realizado de modo humanizado e averiguado por especialistas. Ele destaca ainda a preocupação da Ausec em atender essas demandas, garantindo a efetivação real de um programa de Compliance com total autonomia.
“Fazemos todo esse mecanismo que garante confiabilidade. A Ausec ter se preocupado com isso é muito relevante, esse é o caminho como diferencial. Porque existem empresas que fazem o programa até de repente pela exigência de mercado, mas implanta de fachada e não colhe os reais benefícios”, disse Sérgio Brancher.
O Canal de Ética é parte do Programa de Compliance da Ausec, que foi implantado ainda em 2015 e renovado neste ano pela especialista Celeste Moro. Ela esteve em Cuiabá nesta semana para uma palestra na qual foram discutidos com os colaboradores e fornecedores estratégicos temas como comportamento ético, diversidade, assédio e a Lei Geral de Proteção de Dados.
“Estamos fazendo uma renovação desses valores, lançando uma segunda versão do Código de Conduta da AUSEC. Desde que lançamos o programa em 2015, a sociedade passou por muitas transformações e era preciso fazer essa atualização e modernização. Usem essas ferramentas, elas são benéficas para todos”, ponderou Celeste Moro.
Entre as novidades viabilizadas pelo Canal de Ética gerido pela Contato Seguro, é a possibilidade de apresentar denúncias de forma anônima, seja através do site, aplicativo ou pelo telefone. A empresa não realiza o registro de IP dos computadores, nem rastreia as ligações realizadas, o que garante independência nas apurações dos fatos.
“O Compliance é a vacina da empresa, uma medida de profilaxia para evitar que práticas de corrupção e outros danos a atinjam e façam adoecer. É muito importante que uma diretoria reconheça a importância de agir em conformidade com as normas e coloque isso em prática no dia a dia, esse é o futuro do mercado”, considerou Celeste.
Canal de Ética
Pode ser acessado por meio do site www.contatoseguro.com.br/ausec, pelo aplicativo da Contato Seguro (Android e IOS) ou pelo telefone 0800-700-2270. No local, é possível tirar dúvidas ou apresentar sugestões em relação ao Código de Conduta e fazer denúncias, que podem ser registradas com o nome do denunciante ou mesmo anonimamente. Todo o processo será registrado por meio de número de protocolo e poderá ser acompanhado.
Em caso de denúncia feita por telefone, o atendimento será feito por psicólogos especializados. Os ouvidores estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana. As mensagens recebidas serão encaminhadas ao Comitê de Integridade e Compliance, conforme determinado pelo Código de Conduta da AUSEC.
Comentários