Novo decreto
Cuiabá flexibiliza e amplia presença de público em eventos e cinemas Locais podem funcionar com 70% da capacidade
A prefeitura de Cuiabá autorizou a realização de eventos sociais, empresariais, e de cultura (cinema, teatro, e outros), com até 70% da capacidade máxima do local ocupada por pessoas. A medida foi instituída em decreto publicado nesta segunda-feira (9), e faz parte das políticas públicas de saúde no combate ao novo coronavírus (Covid-19).
Até a vigência do decreto recém publicado, os organizadores destes tipos de eventos estavam autorizados a reunir até 50% de pessoas em relação à capacidade máxima do recinto. A restrição vale para todos os dias da semana (incluindo domingos e feriados), no horário entre 7h e 0h.
No último dia 3 de agosto, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) instituiu por meio de outro decreto a prorrogação das medidas de combate ao Covid-19 até o próximo dia 16. Entre elas estão contempladas as restrições de funcionamento de academias de esportes (todos os segmentos), que podem funcionar de segunda a sexta, inclusive feriados, das 6h às 23h, e aos domingos das 6h às 12h.
Em Cuiabá também segue vigente o toque de recolher – onde nenhuma atividade econômica ou social poderá ser realizada -, todos os dias, entre 1h às 5h. As escolas municipais funcionam por meio de ensino à distância (EAD). A expectativa é de que o retorno presencial ocorra somente em outubro, quando a maioria dos profissionais da Educação receber a 2ª dose da vacina.
Apesar da medida mais “flexível” do prefeito Emanuel Pinheiro em relação aos eventos sociais, a Capital encontra-se novamente num momento preocupante da pandemia. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Cuiabá apresenta “risco alto” para o Coronavírus.
Comentários