SES: 900 mil pessoas ainda aguardam 1ª dose da vacina em MT Estado diz que houve distorções em cálculos e aguarda equalização por parte da União
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que pelo menos 900 mil mato-grossenses com idade acima de 18 anos ainda aguardam pela primeira dose ou a dose única da vacina contra a Covid-19.
“Essas pessoas não foram imunizadas nem parcialmente. Estou falando da população de 18 anos para acima, da forma como está previsto no plano nacional”, disse.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 3.016.660 doses de vacina contra a Covid, entre Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Conforme dados da SES, foram distribuídos aos 141 municípios 2.985.519 doses, ou seja, 90,5% do total recebido.
Figueiredo negou, porém, que o Estado tenha recebido do Governo Federal vacinas em quantidade superior à população que precisa ser imunizada.
“Para fechar o ciclo vacinal, nós temos mais de 1 milhão, acredito que 1,5 milhão de pessoas [esperando]”, afirmou.
Para fechar o ciclo vacinal, nós temos mais de 1 milhão, acredito que 1,5 milhão de pessoas [esperando]
De acordo com o secretário, a expectativa do Estado agora é de que o Ministério da Saúde, a equalização da quantidade necessária a ser distribuída para as 27 unidades da federação.
“Existiram distorções em quantitativos, em cálculos dos grupos prioritários”, afirmou.
O secretário salientou que, agora, o Ministério da Saúde chegou à conclusão de que todos os grupos prioritários já foram atendidos e que, a partir de agora, a imunização deve seguir por ordem de idade, de forma decrescente, como já previsto no plano nacional.
“[O Ministério] agora vai se tentar fazer um nivelamento nacional para que todos os estados estejam no mesmo patamar, para que finalize inclusive, a imunização na mesma época”, disse.
Comentários