TVCA não transmitirá propaganda eleitoral
A juíza da 49ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, Marilza Aparecida Vitório, retrocedeu em sua decisão e determinou que a TV Record transmita o horário eleitoral do município.
Inicialmente, a magistrada havia escolhido a TV Centro América, afiliada da Rede Globo, contudo alterou sua decisão para atender à solicitação da coligação “Cuiabá pra Você”, encabeçada pelo deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e também do diretório estadual do PSD, que possui candidatura própria em ambos os municípios.
De acordo com a chapa, a deliberação da juíza poderia gerar prejuízo ao resultado das eleições em Cuiabá.
A TVCA é a emissora que possui maior índice de audiência no Estado, e deixaria de atender o maior colégio eleitoral, caso não transmitisse o horário da Capital.
A Executiva regional do PSD, por sua vez, ressaltou o fato de os partidos terem solicitado a designação do canal de segunda maior audiência em Cuiabá para transmissão do horário de Várzea Grande. Além disso, acrescentou que o Tribunal Regional Eleitoral deferiu o pedido.
Eles não foram os únicos a protocolar o recurso contestando a decisão da magistrada. O candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo vereador Lúdio Cabral (PT), Francisco Faiad (PMDB), também recorreu junto ao TRE. O argumento foi o mesmo utilizado pelo PSD.
A coligação “Um Novo Caminho Para Mato Grosso”, encabeçada pelo socialista Mauro Mendes, foi o último a contestar a decisão.
O jurídico da coligação protocolou no final da manhã de ontem (3) o pedido para alteração da emissora.
Desta forma, a tendência é de que o documento perca o objeto, já que foi impetrada após a reconsideração da juíza.
De acordo com o candidato o horário eleitoral é de grande importância, pois atinge de forma direta os eleitores da Capital. “Essa decisão da juíza foi desproporcional. Eu quero apresentar minhas propostas para o maior número possível de eleitores, independentemente de eu estar na frente nas pesquisas de intenção de voto”, declarou Mendes.
Apesar da mudança, a convocação dos partidos políticos de Várzea Grande, além das coligações majoritárias e proporcionais, para comparecer no auditório da Casa da Democracia, no próximo dia 9, permanece.
Na oportunidade, será elaborado o plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito, o qual contempla ainda a informação acerca do tempo de televisão de cada candidato.
Além disso, também será realizado o sorteio da ordem de veiculação da propaganda, no primeiro dia do horário eleitoral gratuito, nos termos dos artigos 37 e 39 da Resolução do TSE número 23.370. As emissoras de rádio também participarão da reunião.
Comentários