Literatura
Coletânea indígena “Tempos” será lançada na segunda-feira (30) O projeto, contemplado no edital MT Nascentes, reúne textos de autores indígenas mato-grossenses
A coletânea indígena “Tempos” será lançada na próxima segunda-feira (30.08), às 19h. O evento será transmitido pelo Facebook da Editora Sustentável. Organizado por Naine Terena, o livro reúne textos de Eliane Xunakalo, da etnia Kurâ Bakairi, Helena Indiara Ferreira Corezomaé, do povo Umutina-Balatiponé, Marcelo Manhuari Munduruku, líder indígena na aldeia Nova Munduruku, e Marcio Monzilar Corezomaé, da etnia Umutina-Balatiponé.
O projeto foi contemplado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), no livro os autores apresentam parte da experiência da produção literária indígena dos últimos anos, reflexões que partem da diversidade dos povos originários e representatividade. Naine Terena fala do importante papel da publicação que pretende quebrar o ciclo de desinformação.
“Na história do Brasil há muitas lacunas com relação aos povos indígenas. Sabemos muito pouco sobre suas histórias, as línguas faladas pelos diferentes povos aqui existentes e o seu modo de vida. Assim, vemos que estamos diante de aspectos que aumentam a desinformação, o desinteresse e até mesmo geram pré-conceitos, que nós educadores podemos trabalhar para que deixem de serem presentes em nossa vida em sociedade”, pontua Naine.
Alguns exemplares da obra foram distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas de Mato Grosso. Outros exemplares foram entregues aos autores que poderão doar ou comercializá-los.
Serviço
Lançamento da coletânea indígena “Tempos”
Quando: 30 de agosto de 2021, às 19h
Onde: Transmissão pela página da Editora Sustentável no Facebook
Comentários