Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 16 de Setembro de 2021 às 11:37
Por: D`Laila Borges | Seplag-MT

    Imprimir


A | A

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) cedeu e revitalizou o espaço na Praça das Bandeiras para a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar de Segurança Institucional inaugurada nesta terça-feira (14). O local ficou mais amplo e confortável e trouxe mais dignidade aos profissionais da Polícia Militar que trabalham no Palácio Paiaguás e realizam a segurança da região.

O novo prédio abriga um Memorial da Segurança Pública de Mato Grosso, que está aberto à visitação da população, e a sala de monitoramento, de onde os policias acompanham toda movimentação do CPA pelas câmeras de segurança.

A restauração do local, que era constantemente utilizado por transeuntes e usuários de drogas, foi viabilizada pela Seplag a um baixo custo, utilizando mão de obra dos reeducandos contratados pela pasta.

Divulgação
Créditos: Divulgação

A nova sede veio para reforçar a segurança no Centro Político e faz parte do projeto Águia, que consiste no monitoramento eletrônico como forma de reforçar a segurança institucional e patrimonial da região.

Para o titular da Seplag, Basílio Bezerra, a revitalização do local trará mais dignidade aos policias que atuam na região e mais segurança, tanto para os servidores públicos e frequentadores do Centro Político, quanto para a população.

“Conseguimos revitalizar uma área que estava abandonada e com um custo baixíssimo. A ocupação desse espaço pela polícia e a instalação do Memorial da Segurança Pública ali vai trazer a população de volta a este belo cartão postal de Cuiabá que é a Praça das Bandeiras”.

Projeto Águia

O Projeto Águia foi implantado em maio de 2020 pela Seplag em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e Casa Militar para monitorar o Centro Político Administrativo por meio de câmeras.

O sistema de última geração é interligado com o Ministério da Justiça e Departamento Estadual de Trânsito. Ele faz buscas automáticas na base de dados desses órgãos e caso tenha alguma ocorrência registrada com o veículo, ele é identificado automaticamente pelos operadores do Ciosp e da 4ª CIPMSI que faz a abordagem necessária.

Divulgação

A Seplag instalou 37 câmeras, sendo 26 de monitoramento e 11 analíticas, em vários pontos, que coletam imagens e identificam placas veiculares. As imagens são transmitidas em tempo real durante 24h por dia e monitoradas pelo Ciosp e pela 4ª CIPMSI.

Em pouco mais de um ano da instalação das câmeras o índice de roubo teve redução de 100% e o de furtos de 84%, em comparação com o mesmo período anterior. Os dados são da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar de Segurança Institucional.

Para o tenente-coronel e comandante da 4ª CIPMSI, Frederico Corrêa Lima Lopes, a inauguração da nova sede, além de trazer benefícios aos policiais que terão condições adequadas de labor diário, também aproximará a população da PM, que poderá frequentar o local e conhecer um pouco mais da história Polícia Militar.

“Além de conhecer um pouco mais da nossa história visitando o Memorial a população poderá conhecer também uma nova forma de atuação em segurança pública através da nossa central de monitoramento”, finalizou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/446564/visualizar/