Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 16 de Setembro de 2021 às 17:12
Por: Vitória Lopes/Gazeta Digital

    Imprimir


Câmara de Vereadores de Primavera do Leste (231 km ao sul de Cuiabá) aprovou o Projeto de Lei nº 1.207/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de sacos transparentes ou translúcidos para corpos das vítimas da covid-19.


O projeto é de autoria do vereador Renato Cazanelli (DEM), conhecido como Renato do Sindicato Rural. Em vídeo publicado no seu perfil do Instagram, o parlamentar afirma que a medida busca facilitar a identificação do corpo por parte de familiares ou amigos.


Além disso, segundo conta, traz segurança para a família da vítima, além de dignidade humana.

“Foi aprovado o projeto de obrigatoriedade dos sacos que vão acomodar os cadáveres de vítimas de covid-19 para ser translúcido, isso para a segurança tanto dos órgãos públicos, quanto a segurança da família, de saber que está de fato velando seu ente querido e o direito à dignidade humana, que é a despedida”, explica.


Conforme o projeto de lei, os hospitais públicos e conveniados, funerárias, empresas de sepultamento e enterro serão obrigados a utilizarem sacos transparentes para as vítimas do novo coronavírus. Até então, são usados sacos pretos.
O parlamentar celebra a aprovação da lei e ainda espera que ela seja aplicada no estado todo.


“Fico muito feliz, esse projeto está caminhando para a esfera estadual e espero que seja discutido também no âmbito do estado quanto à obrigatoriedade em todos os municípios”, disse.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), sobre o projeto de lei e os protocolos da covid-19 quando há morte, mas ainda não obteve retorno.

Veja o vídeo






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/446583/visualizar/