Governo aguarda parecer da Secretaria de Saúde para liberar visitas em presídios Presos estão sem receber visitas desde março de 2020, no início da pandemia de Covid-19.
Impedidas desde o início da pandemia de Covid-19, as visitas aos presídios de Mato Grosso está para ser liberada em todo estado. A Segurança Pública aguarda parecer da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com os protocolos para a retomada.
De março de 2020 até agora, os presos do estado estão recebendo apenas visitas indiretas, por carta, áudio ou videochamada.
Segundo a Sesp, ainda não há uma data definida para a retomada e a Pasta que cuida da administração penitenciária aguarda o parecer da Saúde com as recomendações de como serão as visitas a partir de agora.
O Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública aguardavam a decisão de retorno para o dia 23 de outubro. No entanto, o governo ainda aguarda aval da Saúde.
Em reunião realizada na semana passada, entre o TJ, a Defensoria e o governo, alguns protocolos de proteção para a segurança dos ressocializandos e dos profissionais que atuam nas unidades.
A princípio as visitas poderão ser feitas apenas por um integrante da família, a cada 15 dias, tão logo a Sesp publique portaria regulamentando o procedimento, que também precisa receber o aval da SES, segundo o TJMT.
Comentários