Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 11 de Novembro de 2021 às 11:40
Por: Do CNN Brasil Business*

    Imprimir


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (11) que vai prorrogar por mais dois anos a prorrogação da folha de pagamento das empresas

“Resolvemos prorrogar por mais dois anos a desoneração da folha. Isso tem a ver com manutenção de emprego. Quem se eleger em 2022 vai ter 2023 todinho para resolver essa questão”, disse.

Havia uma expectativa de que, com o fim desse benefício fiscal – previsto para acabar no fim deste ano –, as empresas pudessem demitir ano que vem, após a pandemia, quase 3 milhões de trabalhadores, ressalta o comentarista de política da CNN Gustavo Uribe.

O Congresso já estava analisando uma extensão desse benefício para 2026, mas a intenção do presidente é se adiantar a essa tramitação.

Segundo fontes palacianas ouvidas por Uribe, o presidente participou de reunião hoje com representantes de empresas e da equipe econômica para discutir o assunto.

Pressão nas contas públicas

O anúncio de Bolsonaro é mais uma fonte de pressão para o orçamento federal, já bastante limitado com gastos obrigatórios. Recentemente, o governo disse que furaria o teto de gastos – limite constitucional para o gasto público de um ano para o outro – para financiar o Auxílio Brasil.

Na prática, ao desonerar as empresas de 17 setores, o governo deixa de arrecadar cerca de R$ 8 bilhões por ano, segundo Gabriel Barros, da RPS, coletada pela analista de economia da CNN Priscila Yazbek.

Desta forma, a União precisa encontrar uma forma de compensar essa perda de arrecadação.

(Publicado por Ligia Tuon)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/448222/visualizar/